Educação

Cinco temas de redação que podem cair no Enem 2019

Imagem ilustrativa

Autor de redação do Sistema de Ensino pH, Thiago Braga, selecionou possíveis assuntos a serem abordados na prova

Todos os anos, candidatos do país inteiro se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A prova, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro, reunirá cerca de 5 milhões de estudantes e é a maior porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil.

A cada edição do Exame, o tema da redação é uma das partes mais esperadas entre candidatos e professores.

Publicidade

O autor de redação do Sistema de Ensino pH, Thiago Braga, selecionou 5 assuntos que em sua avaliação podem ser tema em 2019. Confira:

1) Gestão financeira dos brasileiros

“O número de cidadãos brasileiros inadimplentes permanece alto no país. Uma maneira do candidato trazer essa temática à tona é falar sobre a pouca ou quase inexistente educação financeira no Brasil e explicar a importância de informar a população sobre o assunto”.

2) A obesidade no Brasil

“Os dados do Ministério da Saúde sobre obesidade são alarmantes no país e é preciso existir uma conscientização da sociedade brasileira. O aluno tem que tratar essa questão como um problema de saúde pública, que pode, inclusive, acarretar o aumento de doenças como diabetes e hipertensão. Uma discussão bastante importante para o contexto social brasileiro”, alerta Thiago.

3) Controle parental na internet

“O uso da internet desde a infância levantou um debate sobre a postura de pais e responsáveis frente ao desafio de estabelecer limites. Muitos adultos desconhecem os mecanismos de controle parental presentes em redes sociais e sites na internet, por isso, muitas crianças acabam sendo expostas a conteúdos impróprios e negativos para suas idades”, explica Thiago.

4) Necessidade do desenvolvimento das habilidades socioemocionais

“Ainda existe um desconhecimento na sociedade brasileira sobre a necessidade do desenvolvimento das habilidades socioemocionais no contexto educacional. Este é um tema muito relevante, já que escolas no país começaram a adotar esse ensino em suas grades curriculares”, conta. Na prova, o candidato pode trabalhar a responsabilidade das instituições de ensino trazerem a temática para a sala de aula.

5) Relação entre o bullying e a violência nas escolas brasileiras

É importante que o candidato entenda como casos de violência em escolas brasileiras podem ser uma reação ao bullying ou uma reação à depressão causada pelo bullying. “É uma discussão altamente relevante para o contexto escolar, principalmente depois dos casos recentes que aconteceram no país”, explica Thiago. Entre os tópicos a serem abordados no texto, o autor ressalta o papel da escola nessa discussão: “É fundamental fomentar esse debate na comunidade escolar”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo