18/05/2015
Workshop de fotografia pinhole é realizado em Mombuca
Oficina ensinou a construir uma câmera alternativa e trabalhou o processo fotográfico e os princípios básicos da técnica, com a coordenadora do projeto, Iara Rolim
A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Cultura, promoveu um workshop de Fotografia Pinhole Postal no último dia 30, no Anfiteatro Municipal Mário Belomo. A atividade gratuita foi viabilizada pela Oficina Cultural Carlos Gomes, por meio da Organização Social de Cultura POIESIS e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, sob a coordenação de Iara Rolim.
Segundo a coordenadora de Cultura, Cintia Pingerno, a oficina trabalhou o processo fotográfico e os princípios básicos da fotografia, mas incluiu também uma relação com a cidade e a arte postal, uma vez que os participantes escolheram uma de suas imagens produzidas para enviarem, como cartão postal, para os alunos da próxima cidade onde o projeto seria realizado (Leme).
O objetivo, de acordo com Cintia, é promover um intercâmbio entre os habitantes dos oito municípios envolvidos no projeto. “A realização do workshop foi muito construtiva. Os participantes tiveram a oportunidade de construir uma câmera fotográfica artesanal, captar imagens e aprender técnicas sobre a arte de fotografar. Adoraram a experiência e ficaram entusiasmados para o próximo workshop”, afirma.
O cartão postal continha também um pequeno texto falando sobre a cidade; as imagens produzidas e os textos dos postais foram publicados no blog do projeto, cuja técnica, chamada pinhole, quer dizer “câmera alternativa, segundo Iara. “O equipamento é construído a partir de materiais não convencionais, através de um recipiente no qual a luz penetre e por meio de um pequeno orifício se fixe de forma negativa no papel fotográfico que estará dentro desse recipiente.”
Iara Rolim
A coordenadora do projeto, Iara Rolim, é formada em Antropologia pela Unicamp, onde começou a fotografar. Na mesma instituição, fez mestrado sobre o fotógrafo francês Pierre Verger. Concluiu doutorado em Sociologia na USP, com estágio em Paris na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), tendo desenvolvido uma pesquisa sobre o início da carreira de Pierre Verger na França e sua relação com a vanguarda artística dos anos 30. Possui experiência no ensino de antropologia, fotografia e história da arte.