WestRock oferece programa social de formação profissionalizante gratuito para Porto Feliz
Realizado pela primeira vez na cidade, o Programa “DesEnvolve”, oferece formação para as pessoas da comunidade; parte das vagas serão para mulheres, pessoas negras e para as com deficiência
Com o objetivo de construir um futuro mais sustentável e equitativo, a WestRock, líder global em soluções únicas e sustentáveis em embalagens de fibra natural de fonte renovável, em parceria com o SENAI de Theobaldo de Nigris, leva o Programa DesEnvolve para Porto Feliz (SP) – cidade em que está instalada uma de suas fábricas de papelão ondulado, considerada uma das mais modernas e inovadoras do mundo.
O programa social oferecerá formação profissionalizante gratuita no setor industrial, por meio do curso de Operador/Operadora de Embalagens de Papelão Ondulado.
Serão duas turmas com 30 participantes cada, uma com início em 31 de outubro e outra em 21 de novembro. O curso oferecerá conteúdos relacionados à fabricação de papel, tecnologias aplicadas no processo de papelão ondulado, processos de impressão flexográfica, entre outros.
Das 60 vagas disponibilizadas, 50% serão destinadas a pessoas com deficiência, além de mulheres e pessoas negras, o que reforça o posicionamento da empresa de gerar oportunidades de desenvolvimento para as pessoas, atuando de forma afirmativa para ofertar equidade às diversidades.
As inscrições estarão abertas do dia 3 ao dia 15 de outubro. Para participar é preciso ter o ensino médio completo e renda familiar per capita de até um salário-mínimo.
O início das aulas da primeira turma será no dia 31 de outubro e da segunda no dia 21 de novembro, as formações contarão com fases em sala de aula e com conteúdos presencias/práticos. A inscrição deve ser feita pelo site do SENAI.
O Programa DesEnvolve já é realizado na região de Três Barras (SC), onde está a Fábrica de Papel e Negócio Florestal da WestRock.
Lá, a empresa está formando mais de 100 profissionais para atuarem na indústria local, seja na WestRock ou em qualquer outra empresa da região. Na edição realizada no estado catarinense, 50% das vagas foram destinadas as mulheres e 40% a pessoas pretas e pardas.
As metas em atrair pessoas em situação de vulnerabilidade social e suas diversidades foram atingidas com êxito. Entre as 100 pessoas aprovadas para ingressar nos cursos disponíveis, 50,5% são mulheres e 51% são pessoas negras (pretas e pardas). A empresa também espera alcançar o índice de diversidade na cidade do interior paulista.
Cynthia Wolgien, diretora de Sustentabilidade, Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da WestRock, ressalta que investimentos em ações sociais que promovam o acesso a educação, é um compromisso da WestRock com as suas comunidades.
“Acreditamos que a transformação social vem pela educação. Educação, aliada a Diversidade e Inclusão, é a base para promovermos o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades e por consequência, da nossa empresa.
Por isso, desenvolvemos e apoiamos diversos programas sociais que têm por objetivo impulsionar a educação, seja ela pedagógica ou profissionalizante.
Com o DesEnvolve chegando em Porto Feliz, damos sequência em um plano de ampliação desse programa tão transformador, que vem capacitando mais de 100 pessoas na região de Três Barras-SC, proporcionando desenvolvimento profissional e oportunidades de trabalho nas Indústrias locais”.
WestRock incentiva Programas de educação e capacitação para o desenvolvimento de suas Comunidades
Comprometida com a transformação social por meio da educação, a WestRock segue nessa linha com outros programas da empresa, como o Formare, realizado em Pacajus (CE), onde está uma de suas fábricas de papelão ondulado.
O Formare é um programa de qualificação profissional que prepara jovens em situação de vulnerabilidade social, para atuarem nas áreas da indústria.
Outro programa social importante que atende todas as comunidades onde a empresa tem suas operações, é o “Juntos pela Educação”, que proporciona capacitação para professoras(es) da rede pública de ensino com conteúdos de educação ambiental, impactando mais de 20 mil alunos e alunas, anualmente.
O gerente geral da Fábrica de Embalagens de Papelão Ondulado da WestRock de Porto Feliz, Edvandro Assoni, afirma que o programa é uma importante e transformadora iniciativa em responsabilidade social corporativa e que seu potencial de evolução é imenso.
“Queremos preparar pessoas para terem oportunidades iguais de atuarem na WestRock ou em qualquer outra empresa da região.
Participar do DesEnvolve não implica em uma vaga de emprego, mas prepara essa pessoa para quando a oportunidade surgir.
É assim que cuidamos da nossa gente e da prosperidade dos nossos negócios – uma coisa está conectada a outra”.