Falando de Vinho

Você já ouviu falar de vinho Kosher?

Vinho Kosher é um vinho como os demais, elaborado a partir de uvas viníferas, no entanto ele é feito respeitando regras e leis do Judaismo.

O termo Kosher é utilizado para definir alimentos preparados de acordo com as leis judaicas de alimentação e tem como significado apto, justo, idôneo, bom.

Até a década de 1980, muitos vinhos Kosher tinham um sabor entre Kool-Aid (denominado Ki-Suco no Brasil) e aspirina infantil esmagada.

Publicidade

Hoje, no entanto, os vinhos Kosher são completamente diferentes. Feitos por produtores com boas credenciais, a partir de variedades clássicas chardonnay e cabernet sauvignon, os vinhos kosher competem com bons vinhos de qualquer parte do mundo.

Para ser Kosher, o vinho precisa ser produzido sob a supervisão de um rabino e todo o processo de vinificação deve ser conduzido por um judeu observador do preceito sabático.

O vinho conduzido ou servido por um não-observador desse preceito é considerado impróprio para uso sacramental.

Este vinho, quando disponibilizado ao mercado, geralmente leva um selo de aprovação.

Quanto a produtores específicos de vinhos Kosher, os melhores da Califórnia são: Weinstock, Hagafen, Gan Eden e Baron Herzog.

O mais famoso vinho Kosher francês é o chamado Baron Rothschild, um caro Bordeaux kosher produzido pelo barão Edmond Rothschild, da família Lafite-Rothschild. De Israel, os produtores importantes são Yarden e Golan.

Érica Falsirolli Franchi
Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo