Leondenis Vendramim

Você é muito maior do que imagina

“Em seu livro A Quest for more: Living for something bigger than you, Paul David Tripp discute sobre a necessidade psicológica de cada ser humano fazer parte de alguma coisa mais ampla do que eles mesmos.

Cada ser humano foi criado para ser parte de algo muito maior do que sua própria existência. O pecado causa em nós um encolhimento de nossa vida, rebaixa o tamanho de nossas vidas.

A bondade de Cristo nos resgata do claustrofóbico confinamento e de focarmos em nosso próprio reino de pequenez, e liberta-nos a fim de vivermos para os propósitos eternos e satisfazer-nos com as delícias do reino de Deus” ‘Living for something bigger than you’ (Sabbath School Bible Study Guide, April/12/ 23). Tradução própria.

Foi neste texto que me inspirei para escrever este artigo tão relevante, que, talvez servirá para o soerguimento da autoestima e do emocional de todos nós, leitores, publicadores e escritor.

Olhem para o céu estrelado, enluarado, ou para o ocaso do sol; para a beleza do pavão e do faisão, ou o colorido e maciez do tigre, a meiguice do veado, a sonoridade dos cantos maviosos dos pássaros, o murmurejar dos riachos, enfim para a natureza com seus infindáveis tons esverdeados e variegadas frutas com colorido, aroma e sabor peculiares.

Tudo foi criado para o proveito e deleite do homem. Ao finalizar a criação da luz, dos infindáveis e ricos minerais, dos vegetais e animais, Jeová examinava e dizia: “era bom.” (Gên. 1:4,10,12, 18, 21, 25)

Quão profunda gratidão se deve ter pela declaração de que o homem foi amado antes da criação do mundo. (Efé. 1: 4) O Salmista Davi assim expressou: “…criaste o meu interior, entreteceste me no ventre de minha mãe.

Eu te louvo porque de modo assombrosamente maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

Os meus ossos não te foram encobertos quando no oculto fui formado. Quando fui entretecido nas profundezas da terra, os teus olhos viram meu corpo ainda informe.

Todos os dias que foram ordenados para mim, no teu livro foram escritos quando nenhum deles ainda havia. Quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos.

Quão vasta é a soma deles! (Sal. 139: 13-18) Com esse amor incomensurável, Ele criou o homem à sua imagem e semelhança, perfeito física, mental, emocional e espiritualmente.

Era capaz de compreender e dialogar com o seu Criador, e denominar todos os infinitos seres vivos. Deus o fez diferente dos animais.

Estes foram criados ao comando de sua palavra. Haja plantas que deem frutos segundo sua espécie, haja animais segundo sua espécie, e assim foram todos criados, minerais, vegetais e animais, a luz o céu e tudo mais.

Os animais foram feitos irracionais, sem discernimento para escolher entre o certo e o errado, aprendem pela repetição, por isso, inimputáveis.

Porém, o ser humano foi manipulado do barro o fôlego, o homem tornou-se um ser vivente, (Gên 1:26) racional, um ser moral, com livre arbítrio.

Somos, então, descendência de Adão (negros e brancos, pobres e ricos) e originados em Deus, não descendentes de um símio.

O homem é de estirpe mais nobre do que alguns ensinam. Como S. Paulo diz: O Espírito Santo testifica com o nosso interior, que somos filhos de Deus, e se somos filhos dele, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo.

(Rom. 8:16-17 Os crentes em Cristo participarão, com Ele, da glória de Deus), da sua riqueza inesgotável, terão saúde incorruptível e vida eterna. (! Cor. 15: 52-53) O crente em Cristo não é forasteiro, mas concidadão dos santos e da família de Deus. (Efé. 2:19)

O sábio Salomão, disse: “Como imagina no seu coração assim é…” (Prov. 23:7) Paulo aconselha: Busque as coisas de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus, pense nas coisas de cima e não nas que são da Terra. (Col. 3:1-2).

Ainda que paupérrimo, humilde e desprezado, olhe para cima, Cristo deu sua vida na cruz porque o amou. Deus amou os pecadores de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que, crendo nele tenham a vida eterna. (João 3:16)

John Crisóstomo, o maior orador britânico, estava pregando na praça, quando a princesa Mary passava. Então falou alto aos ouvintes: “Quanto me dão por Mary Hellen? Quanto vale a princesa Mary Hellen? Ela parou, e já indignada, ouviu: Jesus a considerou tão preciosa que derramou seu sangue por ela!” Esse é o valor que o pecador arrependido tem aos olhos de seu Criador.

O pecado e o olhar introspectivo do transgressor levam-no a se apequenar e se autopunir, sob os olhares, condenadores, públicos, sentem-se no fundo do poço.

Se, lançar o olhar para cima, verá a luz, Cristo é o seu advogado e espera pela chance de reerguê-lo à posição de concidadão dos santos e da família de Deus.

Das profundezas clamo a ti ó Senhor… contigo há perdão, portanto és temido… no Senhor há constante amor, nele há plena redenção. (Sal. 130:1,4,7) Vinde a Mim, Ele convida, todos os que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei.

O Senhor está lhe convidando para algo muito superior ao que você imagina. Para reinar com Ele (Apoc. 20:6), viver num paraíso eterno, farto, com pleno gozo e felicidade.

Ele o chama também para contar aos outros sobre sua expectativa e estender-lhes o convite: Vinde, se estais sobrecarregados. Há um lugar para todos os que quiserem e crerem. Está tudo pronto, venham às bodas. (Mat. 22:4).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?