17/10/2014
Visite o Peru com calma
Artigo | Aline Pinheiro*
O Peru é um país passado indígena, mas também fortemente ligado aos costumes impostos pelos conquistadores espanhóis. A natureza no Peru é linda, com florestas, desertos e cordilheiras nevadas.
A cidade de Cusco, Patrimônio Histórico da Humanidade, possui ruas e becos de pedras. Machu Picchu é a cidade mais procurada pelos turistas. Na costa norte, o eixo entre a colonial Trujillo e a pacata Chiclayo reserva descobertas arqueológicas impressionantes. Ali foram encontrados o Senhor de Sipán, um semideus da cultura moche, anterior aos incas, além da Dama de Cao, múmia preservada depois de 1700 anos que evidencia o relevante papel das mulheres nas sociedades pré-colombianas. Nessa região também estão as ruínas de Chan Chan, a monumental capital de barro chimú, Patrimônio da Humanidade desde 1986.
Já ao sul encontram-se as misteriosas linhas de Nazca, fonte das mais amalucadas teorias sobre sua função e construção, indo de alienígenas a uma civilização superior perdida. Quando visitar o altiplano andino, lembre-se de que a altitude pode vir a lhe causar o mal da montanha (soroche), então siga um ritmo lento para adaptação e curta o lugar com calma.
Uma coisa que mais chama atenção é a culinária. Lá possui uma variedade de batatas, milhos, tomates, pescados e pimentas, pratos cada vez mais elaborados e únicos foram nascendo e deram origem à cozinha local. O ceviche, uma marinada de pescados, é delicioso. O pisco, um destilado do mosto da uva, base para elaborados drinques, tem que ser experimentado.
(*) Aline Pinheiro é jornalista, agente de viagens, mãe e escreve no blog Viajar com Filhos.