Professor, Escritor e Memorialista. Nasceu em Capivari em 24 de outubro de 1908, filho de Antonio Pires de Campos e de Carlota Stein.
Educador, historiador, museólogo, incentivou e articulou a criação de Museus Históricos e Pedagógicos em diversas cidades, entre elas Capivari.
Trabalho intensamente pela preservação da memória e pela divulgação de nossa cidade. Foi o criador da Escola Normal e diretor do Ginásio Padre Fabiano José Moreira de Camargo.
Autor de Teruko (romance), O Menino de Capivari (3 volumes), Evocações da Vida Musical de Capivari, Italiano na Província, Imigração e Colonização Alemã no Brasil, Elementos de Museologia, etc. Foi maçom do Grande Oriente do Brasil.
Pertenceu à Academia Paulista de Letras. Era casado com Oraildes Mader e tiveram os filhos Ney, Eunyce, Dylceia, Antonio Neto e José. Faleceu em São Paulo em 23 de janeiro de 1990.
Figura maior do relato histórico de Capivari, o Prof. Vinício Stein Campos se situa como uma estrela maior na literatura da “Terra dos Poetas”, em razão do seu acendrado amor pela cidade e pelas suas coisas.
As autoridades municipais de Capivari, lhe homenagearam com o nome de uma rua no Conjunto Habitacional Alto do Castelani. Em Rafard, a municipalidade lhe homenageou com o nome de uma praça.
Fonte: A Ronda das Ruas e o Organizador