Afinal, o que é um vinho laranja? Não são vinhos feitos com laranjas. O Vinho Laranja é um vinho produzido a partir de uvas brancas, onde as cascas das uvas não são removidas durante o processo de fermentação, esse período de contato entre o mosto e as cascas das uvas é o que confere ao Vinho Laranja sua coloração característica, de tom âmbar (cor alaranjada), elementos como polifenóis e caráter tânico.
Apesar de ambos serem elaborados com uvas brancas, uma grande diferença entre Vinho Laranja e Vinho Branco é a presença de taninos.
O Vinho Laranja tem uma história longa e rica. Ele surgiu pela primeira vez há mais de oito mil anos na Geórgia.
A técnica de vinificação para produzir o vinho alaranjado ressurgiu em 2001 com o enólogo Josko Gravner.
Após visitar a Geórgia no anos 2000, ele trouxe a técnica de produção ancestral para sua vinícola na região de Friuli – Venezia Giulia, começando a produzir e vender sua versão dos Vinhos Laranja em 2001.
Hoje, os Vinhos Laranjas são produzidos em vários países ao redor do mundo, como: Estados Unidos, França, Áustria, Eslovênia, Itália, Geórgia, África do Sul e Austrália.
Como 06 de outubro é o dia deste vinho, é importante ressaltar os seus produtores nacionais.
Alguns produtores brasileiros que estão apostando nos Vinhos Laranja, são as vinícolas Valparaíso e a Era dos Ventos.
As duas vinícolas estão localizadas na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.
Como harmonizar? Vinhos laranjas são incrivelmente versáteis para harmonização, devido à combinação de alta acidez, boa estrutura e tanino delicado.
Harmonizam perfeitamente com peixes e crustáceos. Também combinam com carnes de sabores mais pronunciados, como o cordeiro, graças a seu perfil potente.
Acredito que o vinho âmbar veio para ficar. Com seus aromas intensos, tons profundos e sabores complexos, ele acrescenta novas experiências ao mundo gastronômico.
Eles são marcantes, exóticos e quase indecifráveis – e isso é um grande elogio.