A festa junina possui origem rural e nasceu há séculos, na Europa, como forma de celebração e agradecimento à fartura da colheita.
Com o passar dos anos, essa festa, originariamente pagã, ganhou cunho religioso e chegou ao Brasil, durante o período colonial trazida é claro, pelos portugueses. Como muitos sabem, a festa junina é uma tradição popular, onde comemoram-se os santos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro!
Essa animada festa tem como marca as roupas caipiras, as bandeirinhas, a música, a fogueira, a quadrilha e claro: As comidas típicas, que muitas vezes são acompanhadas de vinho, quentão e até vinho quente.
Você também ama as delícias dessas festas, mas não sabe como harmonizar tanta comida diferente com vinho? Não se preocupe! Reuni algumas dicas de como harmonizar pratos típicos com vinho. Vamos lá!
Atenção: o Pinot Noir é uma ótima opção de vinho tinto para harmonizar com pratos típicos de festa junina. Isso porque ele é leve e combina perfeitamente com receitas à base de milho. Também harmoniza super bem com pinhão.
Bolos, cocadas e canjicas precisam de um vinho doce para acompanhar, como o vinho de colheita tardia, os licorosos, e até mesmo espumantes elaborados a partir da uva Moscato. Pratos com carnes vermelha: como espetinhos e churrascos vão bem com vinhos tintos que possuem uma acidez maior.
Você já deve ter ouvido falar que vinho branco é quase como o par perfeito da pipoca! Então, se preferir uma pipoquinha básica apenas com sal, a dica é uma taça de vinho branco com boa acidez.
Para finalizar, não podemos esquecer do vinho quente, tradicional bebida junina. “O vinho quente com especiarias é algo folclórico. Normalmente se trata de um vinho suave com acréscimo de especiarias, açúcar e frutas.
Ainda não sabe se vai sair para comemorar as festas juninas ou se vai fazer um arraiá em casa? Independentemente de qual seja a sua escolha, não deixe de ter vinhos para servir aos seus amigos durante o festerê!