Vindima Goethe
Os municípios que fazem parte dos Vales da Uva Goethe, no Sul de Santa Catarina, estão prontos para receber visitantes de todo o Brasil para a Vindima Goethe 2025.
A 17ª edição da festa começa neste sábado (11) de janeiro e se estende até 9 de fevereiro de 2025, e trará uma programação especial nas seis vinícolas associadas à ProGoethe – Associação dos produtores de uva e vinho Goethe. Fundada em 2005, desempenhando o papel crucial na manutenção desse registro e reconhecimento da Indicação Geográfica (IG).
Cada uma delas organizará eventos nos finais de semana: colheita da uva, degustação de vinhos e gastronomia local. Entre as atividades estão visitas guiadas, workshops temáticos e experiências culturais, além da tradicional pisa da uva e outras atividades.
O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Urussanga, Sebrae/SC e Associação ProGoethe, celebram a colheita, a cultura, as tradições italianas e os vinhos singulares elaborados com uva Goethe. Uma variedade de uva branca, híbrida, com aroma e sabor adocicado, característica do grupo moscatel.
A uva americana foi trazida para Santa Catarina em 1890 por Giuseppe Caruso Mac Donald, regente do consulado italiano com forte ligação com a vitivinicultura.
A variedade recebeu o nome do escritor e filósofo alemão, Johann Wolfgang Von Goethe, e se adaptou muito bem às condições de solo e clima da região. Atualmente, são 55 hectares cultivados, com seis vinícolas associadas à ProGoethe, produzindo vinhos tranquilos, frisantes e espumantes Goethe.
A variedade Goethe, cultivada nessas terras baixas do Sul catarinense, é especialmente adaptada às condições únicas da região, que combina as características das encostas da Serra Geral com o litoral sul.
Aproveitando o ensejo, desejo que o início de ano seja um convite para refletirmos sobre quem somos e onde queremos chegar. Que os nossos passos sejam guiados pelo amor e pela sabedoria. E é claro, regado com bons vinhos.