Capivari

Vigilância Epidemiológica realiza Campanha de Busca Ativa dos Sintomáticos Respiratórios entre os dias 15 e 29 de setembro

A Vigilância Epidemiológica de Capivari inicia nesta sexta-feira, dia 15 de setembro, a Campanha de Busca Ativa dos Sintomáticos Respiratórios, para melhor atender a população que pode, possivelmente, apresentar sintomas de tuberculose e doenças semelhantes.

A ação vai até o dia 29 de setembro e contará com atendimento especializado às pessoas que estão com tosse há mais de duas semanas, além de solicitar exames específicos.

A Campanha tem como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente a Tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, motivo pelo qual os pacientes demoram a procurar um médico e tem seu estado de saúde agravado.

Posto de saúde central Dr. Mario Dias de Aguiar será reformado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Posto de saúde central Dr. Mario Dias de Aguiar será reformado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

A orientação é que as pessoas que apresentem sintomas como tosse há mais de duas semanas, procurem o Posto de Saúde mais próximo para serem orientadas para o exame.

Os sintomas da Tuberculose são tosse, febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço.

O sintoma mais frequente da Tuberculose pulmonar no adulto é a tosse. O tratamento é feito a base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses e as medicações são distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para mais informações sobre esse assunto, a Vigilância Sanitária atende na rua Tiradentes, 823, Centro, ou então pelo telefone (19) 3492-7368, que funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 16h30.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?