Capivari

Vigilância Epidemiológica intensifica cuidados durante a semana estadual de enfrentamento ao escorpião

A Vigilância Epidemiológica de Capivari reforça a intensificação das ações em combate ao escorpião em todo o município a partir da próxima semana. A ação se dá em razão da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpião, que acontece em todo o território paulista entre os dias 28 de agosto e 01º de setembro. Como medidas preventivas, a unidade divulgou uma série de informações, tanto para combater o animal, quanto para tratamento caso o paciente eventualmente seja picado por um escorpião.

Segundo a unidade, somente em 2023, foram 22 casos de picada de escorpião notificados na cidade, sendo que três deles necessitaram de soro antiescorpiônico. Além desses, outros 11 casos aconteceram com pessoas residentes em outros municípios, sendo que dessas, apenas uma necessitou do soro antiescorpiônico. Durante o ano de 2022, foram notificados 71 casos de picadas de escorpião. O antídoto só é utilizado quando há suspeita de envenenamento causado pela picada do animal, que injeta veneno por meio de um ferrão localizado na ponta de sua cauda.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

Os sintomas após uma picada de escorpião podem ser classificados em três categorias, sendo elas leve, moderada ou grave. Podendo variar desde uma dor intensa no local da picada ou podendo ser acompanhada por vômitos, agitação, aumento dos batimentos cardíacos e da respiração. Nos casos graves além destes sintomas, possivelmente o paciente pode sofrer com hipotermia, convulsões, edema pulmonar, insuficiência cardíaca e choque, podendo levar à morte. Os principais locais atingidos com picadas são as extremidades do corpo, como mãos, pés, braços e pernas.

Publicidade

A Santa Casa de Misericórdia de Capivari é referência em toda a região no oferecimento de soro antiescorpiônico. Atendendo com excelência e rapidez pessoas que procuram atendimento com esse quadro clínico. Em caso de acidente envolvendo escorpião, a pessoa precisa de ser socorrida às pressas, porém é importante destacar que o soro somente será administrado conforme a orientação do médico, que define a necessidade ou não desta administração de soro.

Os escorpiões se escondem em terrenos baldios, velhas construções, entulhos, pilhas de madeira, tijolos, mato e lixo acumulado, além de saídas de esgoto e ralos. Dentro das casas, podem ser buscar abrigo nos sapatos e até mesmo nas roupas. Para evitar acidentes, procure manter limpa a área interna e ao redor das residências, evitando o acúmulo de lixo, entulhos e outros materiais.

Outras dicas importantes são manter berços e camas afastados das paredes da casa, além de examinar roupas, sapatos e toalhas antes de usar. Ande sempre calçado e proteja as mãos com luvas ao trabalhar na terra ou manipular entulhos e outros materiais. Fazer a vedação de ralos, tanto os do chão quanto os de pias é fundamental, assim como eliminar frestas nas paredes, muros, pisos, forros e tetos.

Para mais informações sobre esse assunto, a Vigilância Sanitária atende na rua Tiradentes, 823, Centro, ou então pelo telefone (19) 3492-7368, que funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 16h30.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo