Em Piracicaba, reunião debate sobre saúde, segurança e meio ambiente
O presidente da Câmara Municipal de Capivari e vice-presidente do Parlamento Regional, André Luís Rocha (SDD), participou da segunda sessão ordinária do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, que aconteceu na terça-feira, 11, na Câmara Municipal de Piracicaba. Os vereadores Flávio Carvalho (PSDB), Mateus Scarso (PSDB) e Telêmaco Borsari (PDT) também estiveram presentes.
Diversos assuntos foram discutidos durante a reunião, entre eles o requerimento ao Governo do Estado, a fim de adquirir armamento para a Guarda Civil Municipal de municípios com menos de 50 mil habitantes e a construção de clínicas psiquiátricas, com destaque para a construção da barragem de Santa Maria da Serra.
O vereador de Piracicaba José Antônio Paiva propôs Moção de Apelo ao Estado, contra a construção da barragem. Porém, Adriano Vitor, vereador de São Pedro, afirma que os impactos ambientais não superam a necessidade de desenvolvimento da região. A moção foi rejeitada. Na tribuna, Paiva ressalta que o meio ambiente está ameaçado e que nada justifica o desenvolvimento prometido pelos empreendedores em detrimento dos impactos ambientais provocados.
O vereador Flávio Carvalho usou a tribuna livre para falar sobre a necessidade urgente das autoridades intervirem na decisão da Raízen, a qual está solicitando a retirada de 200 famílias das casas das colônias, localizadas nas terras de propriedade da empresa. “Isso causará uma grande comoção social e o maior déficit habitacional na região”, diz.
Como proposta inicial do parlamento, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, será o primeiro convidado a falar na próxima reunião do parlamento, que está agendada para o dia 8 de abril, na Câmara Municipal de Rio Claro.