Vereadores Denilton e Thiago visitam a Casa Rosa e tratam de ações para o incentivo cultural em Capivari
Os vereadores Denilton Rocha (MDB) e Thiago Braggion (PSL) estiveram no Memorial Virginia e Carlos Mattos, conhecido como Casa Rosa, na tarde de sexta-feira, 16, e conversaram com uma das proprietárias do local, a senhora Maria Augusta Bastos de Mattos.
Daniela Canto, arte educadora, e Bruno Bossolan, curador pedagógico da Casa Rosa, também participaram do encontro.
Na ocasião, os vereadores conheceram o local e o acervo disponível aos visitantes, que está organizado como forma de representar uma casa interiorana de classe média da metade do século passado, inclusive contendo parte da mobília original.
Um dos assuntos discutidos na reunião foi a possibilidade de obtenção de incentivos fiscais, uma vez que a casa tem apelo histórico e pedagógico.
Outra solicitação feita à Rocha e Braggion é para que a Casa Rosa torne-se ponto de visitação turística da cidade, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Os vereadores comprometeram-se a discutir os temas com o prefeito Vitor Riccomini e com o secretário Edmilson Baía.
Vale ressaltar que os vereadores já apresentaram um requerimento ao Poder Executivo solicitando informações sobre a existência de um Departamento Pró-Memória que trate da história do município, a fim de incentivar o patrimônio cultural de Capivari.
O Memorial, localizado na rua General Osório, nº 239, no centro, foi criado no final de 2018 e em março de 2019 recebeu o reconhecimento de Ponto de Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria de Diversidade Cultural.
Após o falecimento de Carlos Lopes de Mattos, em 1993, e Virgínia Bastos de Mattos, em 2017, o local passou a ser administrado pelos filhos João Augusto Bastos de Mattos e Maria Augusta.
Por conta da pandemia da Covid-19, a Casa Rosa está fechada ao público, mas, normalmente é aberta para visitações guiadas e atividades culturais, como rodas de leitura e mostras itinerantes.