Capivari

Vereadores Denilton e Thiago visitam a Casa Rosa e tratam de ações para o incentivo cultural em Capivari

Os vereadores Denilton Rocha (MDB) e Thiago Braggion (PSL) estiveram no Memorial Virginia e Carlos Mattos, conhecido como Casa Rosa, na tarde de sexta-feira, 16, e conversaram com uma das proprietárias do local, a senhora Maria Augusta Bastos de Mattos.

Daniela Canto, arte educadora, e Bruno Bossolan, curador pedagógico da Casa Rosa, também participaram do encontro.

Na ocasião, os vereadores conheceram o local e o acervo disponível aos visitantes, que está organizado como forma de representar uma casa interiorana de classe média da metade do século passado, inclusive contendo parte da mobília original.

Vereadores Denilton e Thiago com Guta, uma das proprietárias da Casa Rosa, e Daniela Canto. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Um dos assuntos discutidos na reunião foi a possibilidade de obtenção de incentivos fiscais, uma vez que a casa tem apelo histórico e pedagógico.

Outra solicitação feita à Rocha e Braggion é para que a Casa Rosa torne-se ponto de visitação turística da cidade, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Os vereadores comprometeram-se a discutir os temas com o prefeito Vitor Riccomini e com o secretário Edmilson Baía.

Vale ressaltar que os vereadores já apresentaram um requerimento ao Poder Executivo solicitando informações sobre a existência de um Departamento Pró-Memória que trate da história do município, a fim de incentivar o patrimônio cultural de Capivari.

O Memorial, localizado na rua General Osório, nº 239, no centro, foi criado no final de 2018 e em março de 2019 recebeu o reconhecimento de Ponto de Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria de Diversidade Cultural.

Após o falecimento de Carlos Lopes de Mattos, em 1993, e Virgínia Bastos de Mattos, em 2017, o local passou a ser administrado pelos filhos João Augusto Bastos de Mattos e Maria Augusta.

Por conta da pandemia da Covid-19, a Casa Rosa está fechada ao público, mas, normalmente é aberta para visitações guiadas e atividades culturais, como rodas de leitura e mostras itinerantes.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?