O Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, foi abordado pela vereadora Inês Luísa Félix da Costa (PSL) em tribuna na noite de segunda-feira, 21.
A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1966 em alusão a um triste acontecimento na África do Sul em 1960, quando 20 mil negros foram às ruas para protestar por não poderem entrar em todos os lugares. Uma tropa do exército confrontou os manifestantes, resultando em 69 mortes e 186 feridos.
“Ainda hoje negros morrem, ainda hoje existe uma discriminação muito forte contra negros, contra índios, contra pessoas com deficiência, e não podemos esquecer.
Não só em datas, 20 de novembro, 21 de março, em maio, mas precisamos lembrar todos os dias de que o respeito é acima de tudo, e o respeito a todos”, disse a parlamentar.
Inês aproveitou para pedir aos empresários e comerciantes da cidade para que deem oportunidades de trabalho aos negros e pobres, pois ela recebe muitas reclamações de que, a maioria das vezes, essas pessoas não são selecionadas para o processo de contratação.