DestaquesRafard

Vereador Zape cobra fiscalização e providências em clube abandonado

Triste realidade do único clube de Rafard; fechado na pandemia, clube se afundou em dívidas e viu seu patrimônio ser furtado e destruído

O presidente da Câmara de Rafard, vereador Luis Fernando Zape (PP), divulgou em sua página no Facebook uma imagem denunciando a triste realidade do espaço onde funcionava o Clube Social Esportivo Rafard (CSER).

Tomado pelo mato e com acúmulo de água, o espaço que abriga as piscinas do clube é motivo de preocupação do parlamentar, que cobra providências urgentes por parte dos órgãos de saúde municipais. “O poder público não pode fechar os olhos para essa situação, é preciso fiscalizar, recomendar e cobrar medidas de prevenção e controle de doenças no local. O acúmulo de água nas piscinas, por exemplo, pode contribuir com um surto de dengue na cidade, isso é muito preocupante”, alerta Zape.

Retrato da atual situação do espaço das piscinas no Clube Social Esportivo Rafard
Retrato da atual situação do espaço das piscinas no Clube Social Esportivo Rafard

 

Histórico

Desde o início da pandemia da Covid-19, o CSER sofre as consequências do cancelamento das atividades sociais e esportivas. Fechado desde março de 2020, o clube se afundou em dívidas, inclusive trabalhistas e assistiu seu patrimônio ser furtado e destruído aos poucos.

Em 24 de janeiro de 2022, o juiz Fredson Capeline concedeu antecipação de tutela para nomear Márcio Moreira como administrador provisório. Desde então, todas as atividades ficaram suspensas no clube, já que o local não possui autorização de funcionamento, tais como, laudo do bombeiro, alvará da Vigilância Sanitária e da Prefeitura Municipal.

Todos os espaços do clube foram depredados, banheiros, cantina, fiações, iluminação dos campos e bombas das piscinas furtadas.

 

Repercussão

Nas redes sociais, ex-associados do clube receberam com tristeza a imagem divulgada pelo vereador. “Os bailes do Caribe que era familiar, quantas saudades, quem sabe alguém para fazer voltar os campeonatos, as rodas de conversas, os bailes e as piscinas!”, disse Elisa Groppo.

Jonas Barbosa de Campos também relembrou. “Todos rafardenses que frequentavam esse clube, com certeza sentem muita saudade e tristeza em ver o abandono em que se encontra. Não víamos a hora de chegar o sábado e domingo para os jogos do campeonato veteranos e dos jovens também, era muitas resenhas. Após os jogos tomar aquela cervejinha gelada, quantas saudades, espero que algum empresário ou o poder público da nossa cidade possa nos dar essa alegria de novo”, escreveu.

 

Responsabilidade

Procurado pela reportagem d’O Semanário, o administrador provisório, Márcio Moreira, disse que a atual diretoria está ciente da situação e que aguarda o fim da execução judicial do clube, que responde a três ações trabalhistas de ex-funcionários, que giram em torno de R$ 300 mil.

“Temos ciência da situação, mas não temos recursos para qualquer ação neste momento. Estamos fazendo um trabalho na parte jurídica e vamos buscar parcerias e empréstimos para quitar as dívidas, para daí sim iniciar um trabalho de recuperação do clube”, explica Moreira.

Sobre a denúncia do vereador, ele disse que enviou uma equipe para diminuir o mato e tentar deixar o mais limpo possível.

 

Fiscalização

O governo municipal também foi procurado pela reportagem d’O Semanário e informou que acompanha de perto a situação. Inclusive, no dia 14 de julho deste ano, a Vigilância em Saúde notificou o Clube Social Esportivo Rafard, citando irregularidades que infringem o código sanitário estadual.

Segundo o vice-prefeito, Wagner Bragalda, em 2022, a Prefeitura de Rafard retirou 500 caminhões de água das piscinas e fez a roçagem do espaço, durante o período de combate à dengue.

 

Estrutura

O complexo esportivo do CSER era formado por três campos de futebol society e duas quadras de vôlei de areia. No complexo aquático, o clube conta com três piscinas, sendo uma semiolímpica, uma média e uma pequena para as crianças.

Na parte social a estrutura é formada por um salão de festas e também um quiosque para realização de churrascos. Ao lado das piscinas havia um playground montado para as crianças.

O clube também possuía um amplo estacionamento e uma sauna para os associados.

 

Atualização

Na quinta-feira (28), a atual diretoria do clube enviou imagens do início da limpeza no CSER. Serviços como roçagem e retirada da água acumulada das piscinas foram realizados, conforme imagens enviadas pelo administrador, Márcio Moreira.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?