O presidente da Câmara Municipal de Capivari, Thiago Braggion, cobrou a realização de mutirão de limpeza e corte de mato na cidade. O pedido aconteceu durante a sessão ordinária da última segunda-feira (19).
A preocupação do vereador é com a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, também transmissor das doenças zika vírus e chikungunya.
“O mutirão de limpeza precisa ser realizado em pontos com possíveis focos de transmissão da dengue em Capivari”, explicou Thiago.
A força-tarefa também deverá incluir ações para conscientização de proprietários de terrenos particulares na cidade.
“A luta contra o mosquito da dengue é de todos”, destacou o presidente da Câmara.
Conforme dados do painel de arboviroses do Ministério da Saúde, desde o início de 2024, o Brasil já registrou 555.583 casos suspeitos de dengue e 94 mortes pela doença.
O estudo informa que outras 381 mortes estão em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no Brasil, na manhã desta segunda-feira (19), era de 273,6 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.
Até a última sexta-feira (16), o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do governo estadual havia registrado 15 mortes por dengue em todo o estado de São Paulo.
De acordo com esses mesmos números do CVE, somente neste ano, mais de 158.500 notificações da doença e 55.300 casos já foram confirmados nos 645 municípios paulistas.
“A situação está preocupante em todo o País e Capivari também precisa tomar medidas preventivas para a dengue não sair de controle em nossa cidade”, falou Thiago.
A indicação para realização de mutirão de limpeza e corte de mato agora será enviada à Prefeitura, que deverá executar a força-tarefa conforme sua disponibilidade de recursos financeiros e de pessoal.