15/09/2014
Vereador Júnior Pazianotto defende coleta e descarte corretos de lixo tecnológico
Por meio de projeto de lei, parlamentar solicita que Capivari faça a coleta seletiva e o descarte regular de resíduos de materiais eletrônicos
CAPIVARI – O vereador Júnior Pazianotto (PPS) reuniu-se com a equipe da Diretoria de Meio Ambiente durante esta semana. Eles discutiram a implantação de um sistema eficaz de descarte de resíduos tecnológicos, ou lixo eletrônico, em Capivari. Em seguida, o vereador entrou com um projeto de lei que institui a criação da coleta especial de lixo tecnológico para destinação adequada.
A propositura considera lixo tecnológico os componentes periféricos de computadores, monitores e televisores, acumuladores de energia (baterias e pilhas) e produtos magnetizados. O objetivo, segundo Pazianotto, é impedir danos ou impactos negativos ao meio ambiente e à coletividade.
Segundo o vereador, o município deve concentrar esforços para conscientizar a população a destinar corretamente lixos e outros resíduos. “Nós discutimos a formulação deste projeto de lei com a Diretoria de Meio Ambiente e vamos apresentá-lo em plenário para votação, para que a população de Capivari faça a coleta seletiva de eletrônicos e a prefeitura, por sua vez, dê a destinação correta, com o propósito de preservar o meio ambiente e a saúde de todos nós”, afirma Pazianotto.
Além de Pazianotto, participaram da reunião a Diretora de Meio Ambiente Natália Sampaio dos Santos, a coordenadora de Educação Ambiental Lorena Sério de Quadros, a chefe de divisão Kelly Cristina Basso Barboza e os estagiários Laís de Castro Siqueira e Guilherme Campos Pagotto.