Vereador Denilton Rocha lê carta de professores sobre palestra relacionada à diversidade sexual e de gênero
Na noite de segunda-feira, 28, o vereador Denilton Rocha dos Santos (MDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Capivari para fazer a leitura de uma carta escrita por professores em resposta ao pronunciamento de três vereadores na semana passada, que se manifestaram contrários à palestra sobre diversidade sexual e de gênero ministrada aos alunos da escola municipal Laura Quagliato Pacheco.
De acordo com o documento lido pelo parlamentar, a palestra (que também foi realizada na escola municipal Augusto Castanho) teve como objetivo “a conscientização dos alunos e professores durante o ‘Mês do Orgulho LGBTQIA+’, visando a prevenção dos preconceitos às minorias no que tange a sexualidade ou gênero a partir da construção do conhecimento sobre todas as nuances que envolvem esses temas”, e transcorreu sem nenhum conflito ou insatisfação.
Outro trecho da carta afirma que os discursos dos três vereadores demonstram falta de conhecimento da realidade educacional de Capivari, onde professores e alunos vivenciam a reprodução de diversos preconceitos, e também da legislação que dá respaldo às escolas para tratarem do tema. Por fim, o documento solicitava a retratação pública dos parlamentares.
No início de sua fala na tribuna, Denilton Rocha explicou que não se manifestou na semana passada por não ter conhecimento do assunto, mas que, após o ocorrido, procurou se informar assistindo a palestra, conversando com a Secretaria Municipal de Educação e com os professores envolvidos e ouvindo alguns membros da comunidade LGBTQIA+.
“Acredito que a educação deve ajudar a transformar a nossa sociedade em um ambiente justo, com empatia e respeito ao próximo, sem violência às diferenças e com a formação cidadã e integral do ser humano”, declarou o vereador.