Valéria Bolsonaro participa de cerimônia de apresentação do Time São Paulo Paralímpico de 2023
Cento e sete paratletas de 14 modalidades vão receber apoio do Governo de São Paulo para representarem o Estado e o País em campeonatos nacionais e mundiais, além dos Jogos ParaPan-Americanos de Santiago, no Chile, em novembro.
Eles fazem parte do Time São Paulo Paralímpico de 2023. O evento de apresentação teve participação da Deputada Estadual Valéria Bolsonaro (PL) nesta terça-feira, 14, na capital paulista.
Com as presenças do vice-governador Felicio Ramuth, do secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e da secretária de Esportes, Coronel Helena Reis.
O Governo Estadual vai investir R$ 6 milhões no Time São Paulo Paralímpico 2023. Os recursos serão destinados ao custeio das atividades da equipe ao longo do ano.
A Deputada Valéria citou o orgulho em fazer parte deste momento histórico do paradesporto. “Mais do que a conquista, é a jornada que nos inspira.
O investimento no esporte e a valorização da pessoa com deficiência são notáveis. Parabéns ao Governador Tarcísio de Freitas e toda sua equipe por levantar esta bandeira”, afirmou.
O projeto
O Time São Paulo Paralímpico é um projeto criado em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O projeto tem o objetivo de planejar, organizar, executar, controlar e avaliar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas paralímpicos de alto nível, vinculados a clubes e/ou entidades esportivas do Estado de São Paulo, e que tenham potencial de bom desempenho nos Jogos Paralímpicos.
Lançado em setembro de 2011, sob o conceito de ser um projeto referência no conceito de respeito e valorização das pessoas com deficiência por meio do apoio ao esporte paralímpico de alto rendimento do País, o projeto deu início à preparação de 21 atletas com deficiência e quatro atletas-guias, visando resultados nos Jogos ParaPan-Americanos de Guadalajara.
A partir disso, também preparava-se estes atletas para os Jogos Paralímpicos de Londres 2012, tendo como objeto principal a melhora significativa nos resultados do Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Com as ações planejadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e o apoio do Governo de São Paulo, os atletas conseguiram uma evolução técnica impressionante e o resultado foi melhor que o esperado, com todas as metas estabelecidas sendo superadas, o Brasil quebrando recordes, garantindo ainda, boas posições nos quadros de medalhas dos Jogos ParaPan-americanos e Jogos Paralímpicos.