Inclusão e Plano de Carreira foram assuntos do encontro
O presidente da Câmara Municipal de Capivari, Valdir Antonio Vitorino (PDT), acompanhado da chefe de gabinete Rúbia Bachiega Baptistella, reuniu-se com o Secretário de Educação do município, Nadir Assalin, com o Diretor de Educação, José Roberto Piloto, e a Supervisora Cibele Ap. Pazzianotto Stein, para conhecer o funcionamento do Ceamec (Centro de Apoio Multidisciplinar de Educação Especial de Capivari).
O Ceamec foi instituído pela Lei 3859/2011, que revogou o Projeto Girassol.
A finalidade do Centro de Apoio é a inclusão de crianças com necessidades especiais à rede pública de ensino regular.
O Centro disponibiliza profissionais capacitados dentre fonoaudiólogos, psicopedagogos e professores especiais, por meio da Secretaria de Educação do município.
Atualmente, o Ceamec conta com 15 funcionários, sendo 2 fonoaudiólogas, 2 psicopedagogas, professores para acompanhamento e professor de braile.
Entre o atendimento no próprio Centro, hoje com 25 crianças, e mais as que são acompanhadas na rede municipal, o Centro possui cerca de 90 alunos.
O município também disponibiliza 4 vezes por semana uma van para o transporte de 6 alunos autistas atendidos em Itu.
O Secretário Nadir Assalin explica que o aluno com necessidades especiais tem que ser incluído no ensino regular, conforme determinação do Ministério da Educação. Assalin acredita que o Ceamec cumpre este papel de forma muito satisfatória.
A supervisora do Centro, Cibele, Ap. Pazzianotto Stein diz que o Ceamec faz o atendimento das crianças com necessidade especiais no próprio centro e acompanha nas escolas da rede municipal outras crianças que precisam desse acompanhamento. Mas Cibele garante que o Ceamec precisa de muita divulgação para que os pais e as crianças frequentem mais assiduamente o Centro, o que é de grande importância para a evolução da criança.
Atento às explicações, o presidente Valdir acredita que cada escola deveria ter um espaço próprio para o apoio adequado às crianças com necessidades especiais. “Um espaço físico apropriado em cada escola para o desenvolvimento de atividades com as crianças portadoras de necessidades especiais, otimizaria sua inclusão na rede de ensino regular”, comenta.
Outro assunto falado na reunião, e que chamou a atenção do presidente da Câmara, foi a primordialidade do cumprimento do Plano de Carreira para os profissionais que atendem o Ceamec. O secretário de educação fala que o vínculo entre os alunos e esses profissionais melhora o resultado da inclusão.
Valdir afirma que acompanhará de perto os trabalhos no Ceamec e que estará sempre à disposição para que ele seja realizado com sucesso, a fim de garantir a evolução na educação das crianças com necessidades especiais.