Falando de Vinho

Uva Pinot Noir comemora seu dia Internacional em 18 de agosto

O Pinot Noir é menos encorpado e bem menos tânico do que o Cabernet Sauvignon, o Merlot ou o Zinfandel. Também tem cor mais leve, fazendo com que bebedores de vinho iniciantes suponham que os sabores do Pinot Noir sejam frágeis. Para os grandes vinhos pinots, o contrário é verdadeiro.

De todas as uvas clássicas, a Pinot Noir é a mais difícil de se transformar em vinho. Muda facilmente no vinhedo, é altamente sensível a mudanças climáticas e a variações na composição do solo, e é instável durante a produção do vinho.

Tudo isso torna a Pinot Noir uma proposta mais arriscada (e mais cara) para o plantador, para o produtor e para o bebedor de vinhos do que, digamos, a Cabernet Sauvignon. Mas é precisamente esse jogo enológico que torna a Pinot Noir mais fascinante e irresistível.

Uva Pinot Noir comemora seu dia Internacional em 18 de agosto
Uva Pinot Noir comemora seu dia Internacional em 18 de agosto

A região da Borgonha, na França, onde todos os vinhos tintos, menos o Beaujolais, são feitos de Pinot Noir, é a área mais lendária dessa variedade. Supercaros e de produção limitada, os tintos da Borgonha são descritos como alguns dos vinhos mais terrosos do mundo.

A Pinot Noir é plantada principalmente na Califórnia; na Borgonha e em Champagne (onde junto com a Chardonnay e a Pinot Meunier, é um dos componentes do Champagne), França; na Nova Zelândia; e no Óregon.
Existem 15 clones comuns de Pinot Noir, e cada um tem um sabor distinto. Um dos vinhos mais caro do mundo é elaborado com esta casta: o Romanée Conti. E também tem inúmeros outros sinônimos: Pinot Nero na Itália, Spätburgunders na Alemanha.

Pinot Noir Day, qual a origem da homenagem?

Acredita-se que tudo se originou em meados da década de 1980, nos Estados Unidos. No qual um grupo de donos de restaurantes locais almejavam movimentar seus respectivos estabelecimentos. Sendo assim, eles criaram eventos dedicados a vinhos tradicionais.

A ideia deu tão certo que ganhou espaço e mais investidores. Hoje, milhares amantes de vinho pelo mundo todo se reúnem em prol desta comemoração. Aproveite ao máximo este dia com sua turma do vinho.

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?