25/03/2017
Usina Bom Retiro será reaberta após dois anos parada
Representantes da Raízen fizeram anúncio da reabertura no gabinete do prefeito de Capivari, na última segunda-feira, 20CAPIVARI | “A Raízen informa que irá reativar as atividades industriais da unidade de produção Bom Retiro, localizada em Capivari. O projeto de hibernação da Bom Retiro começou em janeiro de 2015 e desde o início a empresa tinha expectativa de retornar a operação”. Este foi o anúncio oficial da empresa aos meios de comunicação.
Na segunda-feira, 20, representantes da Raízen se reuniram com o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, para dar a notícia. Maior produtora de açúcar do mundo, segundo a Prefeitura, a empresa retomará as operações da usina Bom Retiro em abril deste ano, utilizando a chamada cana energia, uma variedade mais produtiva, com os preços futuros da commodity mais altos no mercado global do que estavam em 2015, quando as atividades na unidade foram paralisadas.
De acordo com a Prefeitura, as contratações devem começar já no mês que vem. Ao todo, serão 225 vagas disponíveis em diversos setores. “Eles vão moer 500 mil toneladas no primeiro ano, aumentando para 1 milhão de toneladas em 2018”, afirmou o presidente da Vignis, Luis Claudio Rubio.
Quando parou as operações, a unidade tinha capacidade de moagem de cerca de 1,4 milhão de toneladas por ano. A empresa utilizará uma variedade de cana diferente da tradicional no projeto, conhecida como cana energia. Ela é mais fina que a cana-de-açúcar comum, mas pode produzir até o dobro por hectare.
Segundo Rubio, a Raízen pretende usar a unidade Bom Retiro como um projeto-piloto para testar a nova variedade, de olho na possibilidade de no futuro ampliar o uso da cana energia para mais unidades em suas 24 usinas no Brasil.
Para o prefeito Rodrigo Proença, a retomada da usina vai melhorar a economia local, gerando emprego, renda e consumo. “Estamos negociando com a empresa para conseguir empregar o maior número possível de capivarianos nessa retomada de serviços”, disse.