Saúde: Hospital Regional de Piracicaba atenderá 26 cidades
Com capacidade de 126 leitos para receber pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e realizar em média 2 mil cirurgias de média/alta complexidade por mês e 700 cirurgias mensais eletivas, a construção do Hospital Regional de Piracicaba tem previsão término para o segundo semestre de 2013. A unidade contará com centros cirúrgicos e centros de diagnósticos, Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e setor administrativo.
O projeto inicial beneficiaria apenas 11 cidades, mas no dia 3 de agosto foi assinado o pleito para a ampliação desse número, passando para 26 cidades que integram o CGR (Colegiado de Gestão Regional). De acordo com Maria Clélia Bauer, diretora do DRE S10 (Diretoria Regional de Saúde), “A proposta foi aprovada na íntegra pelos prefeitos e secretários. Agora o documento foi encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde, a qual deverá definir os prazos e organizar como será finalizada a construção do hospital e sua implementação”.
CGR Beneficiado
As 26 cidades que serão beneficiadas pela nova Unidade Hospitalar são: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
Localização
O Hospital está localizado no bairro Santa Rita (Piracicaba), e terá 19 mil metros quadrados de área e investimento de R$ 50 milhões, mas só deve entrar em operação no segundo semestre de 2013.
Terceirização
Segundo o prefeito eleito de Piracicaba, Gabriel Ferrato (PSDB), o Hospital será terceirizado pela Funcamp, a Fundação de Desenvolvimento da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Estamos em negociações com a Funcamp e tudo indica que haverá esta parceria, assim como já ocorre com o Ambulatório Médico de Especialidades (AME)”, concluiu Ferrato.
Estrutura
O prédio hospitalar está sendo construído já prevendo a ampliação de atendimento, com espaço para dobrar a ala de internação, e consequentemente o número de leitos. O local terá três áreas de estacionamento e um heliponto.