Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo

Uma mãe aposentada e o crack

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA

Dona Juceline nos conta que antes de usar outras drogas, o seu filho Valter havia começado a abusar do álcool, depois, migrou para a erva, passou para a cocaína e, aos 27, descobriu o crack. O álcool, o cigarro e a maconha continuam sendo a porta de migração para outras drogas.

E com pesar comenta: “Meu filho começou a emagrecer muito. Para mim ficou claro que ele estava caindo em um buraco e que eu ia me afundar com ele”.

Dificilmente os pais de um dependente químico estão preparados para o que vão enfrentar a partir do momento em que se conscientizam da doença do filho. Por ter um efeito de curta duração – ainda que devastador –, o crack faz com que o usuário procure a droga diversas vezes ao dia para sentir o prazer intenso que ela proporciona. Por isso é comum dependentes ficarem fora de casa por longos períodos.

Publicidade

O filho da aposentada Jucilene chegou a passar 30 dias sem dar notícias. “Eu só chorava. Não dormia, não comia, passava a noite inteira sentada na sala, esperando ele ligar ou aparecer. Meus outros filhos pegavam o carro e iam atrás e, muitas vezes, até encontravam, mas ele não queria voltar”, diz desconsolada.

Quando enfim retornou, a mãe não o reconheceu. “Ele tocou a campainha de casa e vi um homem todo barbudo, sujo, muito magro. Não abri por medo. Foi meu marido quem percebeu que era ele e o colocou para dentro de casa.”

A família, na tentativa de resgatar o filho das drogas – cada um reage de um jeito –, procurou uma internação e passou a frequentar um grupo de apoio. Aprendeu a não facilitar, fazer o desligamento emocional e dar responsabilidade ao jovem.

Pais e filhos frequentaram as reuniões do Nar-Anon à risca, o que aprenderam os fortaleceu para lidar com o garoto, hoje com quase trinta anos e limpo há dez meses. Finalmente conseguiu controlar a doença, com abstinência total, inclusive de álcool e tabaco.

Atualmente ele trabalha como monitor na clínica que o ajudou a se livrar do crack e do cigarro.

DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS – Instituto São Camilo – especializado em tratamento de dependência de álcool e outras drogas. Conta com psicólogo, médico psiquiatra, terapeutas, psicanalista, programa 12 passos e naturopatia. Informações com Dante Volante: (19) 3491-6597 Whatsapp 99945-8029/98263-6658

ARTIGO escrito por Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo