ArtigosJ.R. Guedes de Oliveira

Um pedaço do muro de Berlim em Holambra

Construído em agosto de 1961 e dividindo, na verdade, a Alemanha, na cidade de Berlim, durou até 1994, sendo, aos poucos, demolido a partir de 1989, tendo a extensão de 155 quilômetros, dos quais dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.

A então União Soviética (URSS) utilizou-se da argumentação de dividir o ocidente do oriente, numa clara e evidente demonstração de força. A sua altura chegava a 4,20 metros em alguns trechos, mas, no geral, 3,60 metros, o que se tornava inviável qualquer tentativa de transpô-lo. Uma guarda rígida, pronta a atirar, sem pena, a que do lado oriental se aventurasse a passar pelo lado ocidental, fugidos, pois, do lado soviético dentro da Alemanha.

Assim sabe-se que “existem cerca de 120 partes do Muro de Berlim, que estão espalhadas por mais de 40 países, incluindo locais como a Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, na Califórnia, a sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a Mandela Rhodes Foundation, na Cidade do Cabo e o Imperial War Museum, em Londres. Além dessas, centenas de fragmentos menores estão em coleções públicas e particulares, muitas delas obtidas por “mauerspechte” ou “picadores de Muro”, pessoas que desmantelaram o muro após a sua queda”.

Um pedaço do muro de Berlim em Holambra
Um pedaço do muro de Berlim em Holambra

Dessas tantas partes do concreto armado, de espessura de 20 a 25 centímetros, uma se encontra na cidade de Holambra, num monumento na parte central da cidade. O “De Immigrant”, na área gastronômica da simpática e acolhedora Holambra, nota-se o espaço onde ostenta esta parte do Muro de Berlim, com um painel explicativo. Uma visita ou mesmo um olhar curioso, pode-se avaliar o quanto o homem produz, também, para a divisão das pessoas, quando imbuídos do calor político-partidário, como se via na então “Guerra Fria”. A queda do Muro de Berlim representou, na verdade, um grito de “Basta!” a toda ousadia de governos déspotas interessados em implantar ditaduras de Estado.

O pedaço do Muro de Berlim existente na cidade de Holanda é algo que merece ser visitado como parte de uma reflexão que devemos ter, em vista de um mundo mais humano e democrático.

Um pedaço do muro de Berlim em Holambra
Um pedaço do muro de Berlim em Holambra

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo