J.R. Guedes de Oliveira

Um duplo cidadão capivariano

Nossa homenagem póstuma ao saudoso Lôlo Ferracciú, falecido no dia 20 passado.
Artigo extraído do nosso livro Crônicas e Outros Bichos – Volume II, 2020

Uma das maiores expressões profissionais e culturais de Capivari, tem um nome bem “Tutta la moda italiana”: João de Simoni Soderini Ferracciú, mais conhecido por “Lôlo Ferracciú”.

Completado seus 80 anos de vida, nascido em 5 de junho de 1937, esta figura maior do marketing brasileiro, tem uma trajetória de vida exemplar e que, incontestavelmente, dignifica a sua origem. Uma resumida, aqui, biografia, eis o que se tem sobre ele de conhecimento:

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Filho de Luís e Erothides Ferracciú, é o mais velho dos 8 irmãos. Casado com Lúcia Helena é pai de Andréa, Mirella e Giancarlo. Fez os seus estudos primários no antigo e tradicional Grupo Escolar Augusto Castanho, em Capivari. O secundário, o fez na Escola Normal e Colégio Estadual Honorato Faustino, também na mesma cidade.

Completou este ensino médio no Colégio Presidente Roosevelt, em São Paulo, onde fez o famoso e concorrido Curso Clássico. Em 1964, concluiu o curso de Propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

João De Simoni Soderini Ferracciù foi o principal executivo nas atividades de Marketing, Vendas e Comunicações Multidisciplinares na Willys-Overland, Ford, Chrysler e na agência de propaganda J. Walter Thompson, de onde saiu para fundar o Grupo De Simoni, constituído, hoje, por 6 empresas, sendo que a primeira é pioneira nas atividades de promoções de vendas e merchandising no Brasil.

Foi eleito várias vezes como Profissional e Empresário de Promoção do país, além de ter recebido o Prêmio Caboré, na categoria de Empresário e Dirigente da Indústria da Propaganda e Marketing do Brasil.

De Simoni recebeu ainda, mais 2 distinções do Prêmio Caboré: a primeira, como uma das 10 personalidades que mais contribuíram para o aprimoramento e desenvolvimento da Indústria das Comunicações do Brasil nesses últimos 20 anos, Homenagem Especial Prêmio Caboré 20 Anos; e a outra, como um dos 25 profissionais que mais contribuíram para a construção e fortalecimento das comunicações no Brasil, no último quarto de século.

É autor do livro “Promoção de Vendas – 45 anos de Teoria e Prática”, Makron Books, e co-autor da obra “Gestão de Marketing -FGV”, Saraiva, e elaborou o Código de Ética e os Estatutos do Marketing Promocional do Brasil – AMPRO.

Além da Academia Brasileira de Marketing, De Simoni é fundador e 1º Presidente do Conselho Superior e de Ética da AMPRO – Associação de Marketing Promocional; Presidente do ICDP – International Car Distribution Programme; Vice Presidente do Conselho Deliberativo da ESPM; Diretor e Conselheiro da APP – Associação de profissionais de Propaganda, ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil, Fundação Brasileira de Marketing, SEP – Sociedade Esportiva Palmeiras, do Instituto Cultural da Propaganda e do Marketing Brasileiro; e Membro Titular da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História.

Foi condecorado com o Colar José Bonifácio de Andrade e Silva – Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística; laureado pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História com Medalha e Diploma de Mérito Profissional; e eleito “Cidadão Capivariano do Século”, em sua cidade natal, distinguindo-se como uma das 10 personalidades mais marcantes no século.

Mas o que desejamos situar o Lôlo Ferracciú é exatamente em 2001, quando ele recebeu o título de Cidadão Capivariano, juntamente com algumas outras personalidades, entre elas o então ex-prefeito e ex-deputado de Indaiatuba, eng. José Carlos Tonin.

A história é a seguinte: na verdade, Lôlo Ferracciu nasceu no então Distrito de Rafard (na Fazenda São Bernardo), pertencente a Capivari. Então, registrado como capivariano, Com a transformação de Rafard em cidade, que ocorreu há cerca de 50 anos, foi ele “descapivarianizado” literalmente, muito embora sendo capivariano legítimo de registro de nascimento.

Ora, se ele, como, grande personalidade da “Terra dos Poetas”, se viu nesta contingência, haveria uma oportunidade de “capivarianizá-lo”, voltando, pois, ao seu “status” de “capivariano por Mercê de Deus”.

Com efeito, as autoridades políticas municipais, particularmente a Câmara Municipal de Capivari, lhe concedeu, em 2001, o título de “Cidadão Capivariano”.

O fato foi por ele mesmo narrado, quando da outorga do título, tornando-se, pelas suas próprias palavras, algo inédito em nosso país: era capivariano, foi “descapivarianizado” e, depois, retornando a ser “capivarianizado”.

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