22/08/2014
Três alunos da escolinha de futebol de Rafard disputam Paulista de Futsal em grandes clubes
‘Temos uma enorme preocupação com a formação social dessas crianças e jovens. O esporte, futebol em especial, já mostrou que pode formar homens de bem’, afirma professor
RAFARD – O professor de Educação Física, Cleusio do Prado, falou nessa semana à imprensa sobre o sucesso alcançado nas aulas de futebol para crianças e jovens entre oito e 16 anos, na escolinha de futebol mantida pela Prefeitura de Rafard. De acordo com a diretora de Cultura, Esporte e Turismo, hoje são cerca de 80 alunos treinando semanalmente.
“Não me canso de observar o olhar concentrado e motivado de alunos nas técnicas do professor Cleusio, que ministra com amor todo o ensinamento às dezenas de crianças e adolescentes”, comenta Sueli. Segundo ela, as aulas são às quartas e sextas-feiras, com horário das 8h às 10h15 no período matutino, e no período vespertino das 14h às 16h30, divididas em duas turmas de acordo com a faixa etária.
Para participar, os alunos precisam de uma autorização dos pais, além do preenchimento do cadastro que pode ser feito tanto na prefeitura quanto no local dos treinos. “Após um período de treinamento, os alunos têm a possibilidade de participar de jogos, como a Copa Porto Feliz de Categoria de Base, por exemplo, e outros jogos”, afirma o professor.
Para Cleusio, o esporte pode ser essencial na formação de cidadãos responsáveis. De acordo com ele, a ideia das aulas é a prática esportiva visando fundamentalmente o lado social, sempre com respeito ao adversário, sabendo de sua importância no jogo.
“Temos uma enorme preocupação com a formação social dessas crianças e jovens. O esporte, futebol em especial, já mostrou que pode formar homens de bem. É claro que buscamos ensinar a prática de modo eficaz, mas procuro sempre passar para eles a importância de se respeitar o adversário, porque sem ele nenhum esporte tem sentido”, frisa Cleusio.
Destaques
Três atletas da Escolinha de Rafard disputam o Campeonato Paulista de Futsal em grandes clubes. O ala esquerdo Daniel Araújo, de 16 anos, e seu companheiro de equipe Luciel Lira, 16, que atua como fixo, disputam a Série Ouro do Campeonato Paulista Sub-16, defendendo o São Paulo Futebol Clube. Ambos foram aprovados há cerca de um mês, em teste realizado no Morumbi.
Os atletas rafardenses estrearam como titulares no sábado, 16, em jogo contra o Olaria. Segundo o treinador José Alves, apesar da derrota por 4 a 1, a partida serviu para “quebrar o gelo” e ambos atuaram bem. Daniel e Luciel treinam duas vezes por semana em São Paulo e jogam nos finais de semana. Segundo Alves, eles mantêm os estudos e treinamentos na escolinha de Rafard.
Aprovado pela Sociedade Esportiva Palmeiras no início do ano, o jovem Leonardo Barboza, de 16 anos, foi vice-campeão pelo alviverde no Campeonato Estadual Sub-17. Artilheiro da competição com 14 gols, o pivô não pode disputar a final pois estava suspenso.
A equipe do Tejuza de Indaiatuba, que disputa a Copa da Federação de Futsal na Série Bronze, conta com os atletas Tiago Bento e Bruno Casarine, ambos com 16 anos e alunos da Escolinha de Rafard.