Região

Toyota anuncia investimento bilionário em fábrica para impulsionar produção de veículos na região

A Toyota anunciou que irá investir R$ 1,7 bilhão para produzir um novo veículo híbrido flex em sua fábrica de Sorocaba, em São Paulo, com o apoio do governo estadual.

A previsão é iniciar a produção no final de 2024, com a contratação de 700 novos funcionários nas unidades de Sorocaba e Porto Feliz.

O investimento conta com recursos do programa Pró-Veículo Verde do governo do Estado de São Paulo, que irá liberar cerca de R$ 1 bilhão em créditos de ICMS gerados principalmente a partir de exportações da Toyota ao longo de quatro anos.

Publicidade
Foto: Divulgação

O novo carro será um compacto totalmente novo com duas versões: uma apenas com motor a combustão e outra híbrida flex, assim como ocorre com o sedã Corolla e o SUV Corolla Cross, respectivamente primeiro e segundo veículos híbridos flex fabricados no Brasil.

A tecnologia utilizada será a mesma do Corolla, que combina dois motores, um a combustão interna flex e outro elétrico que não precisa de tomada para se recarregar.

O novo veículo terá participação da engenharia brasileira e utilizará um dos motores a combustão fabricados em Porto Feliz.

Por enquanto, a parte híbrida será importada, com as baterias vindas do Japão, mas a Toyota planeja fazer a localização dessas peças no futuro.

A Toyota já produz o Prius, o primeiro híbrido da marca no Brasil, além do Corolla e do Corolla Cross, que representam quase 40% de toda a frota eletrificada em circulação no país.

Com o novo veículo, a marca espera promover a acessibilidade à mobilidade: “Se focarmos somente nos segmentos mais altos não teremos ganho ecológico nenhum”, disse Rafael Chang, presidente da Toyota.

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou que o novo veículo promoverá a produção de um modelo menos poluente e a tecnologia ficará mais acessível a um maior número de pessoas.

Uma das propostas do governo estadual é destravar a liberação de créditos do ICMS para que eles sejam transformados em investimentos e contratação de pessoas, retomando o protagonismo de São Paulo na economia nacional.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo