A Prefeitura de Rafard iniciou na última terça-feira, 11, a capacitação da terceira turma do Time do Emprego, programa com o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional.
As aulas serão ministradas no Centro de Treinamento Celso Charuri – Senai Rafard. Segundo a facilitadora do programa na cidade, Suzy Michele T. Ramos, a meta era de apenas duas turmas por ano, porém, devido a grande procura pelo curso, foi aberta mais uma turma para suprir a demanda. “A grande procura pelo curso é um reflexo de quanto os jovens e adultos precisavam de um curso como este, que os ajudassem a como entrar no mercado de trabalho e que mostrasse no decorrer das aulas as habilidades que cada um deles já possuíam”, comenta Emerson Ferreira, que também é facilitador do programa em Rafard.
Segundo a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, desde sua criação, em 2001, até dezembro de 2016, o Time do Emprego já beneficiou mais de 63 mil pessoas. Foram 2.614 turmas realizadas em todo o Estado e quase 23 mil cidadãos inseridos no mercado de trabalho.
A ação é baseada em um programa canadense que utiliza a metodologia Canadian Steel Trade and Employment Congress (CSTEC), que a SERT adaptou do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá de Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento de Recursos Humanos no Estado de São Paulo, realizado entre 1998 e 2002 pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Os participantes formam um “time”, um grupo, para troca de experiências e procura conjunta por emprego ou ocupação. Durante esses encontros, eles recebem orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego, são incentivados a conhecerem a si mesmos e suas habilidades e competências e estabelecem metas de trabalho e de vida – para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado de trabalho.
Como funciona
O conteúdo do Time do Emprego é desenvolvido durante 12 encontros (uma ou duas vezes por semana), de três horas cada um, com grupos de 20 a 30 pessoas.
Público-alvo
Trabalhador desempregado maior de 16 anos ou jovens em busca do primeiro emprego.
Como participar
Os interessados devem fazer cadastro no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da sua cidade.