Alunos da segunda turma do Programa Time do Emprego de Rafard receberam certificados de encerramento do curso, na última sexta-feira, 24, em evento realizado no Centro Cultural Júlio Henrique Raffard.
“Estamos felizes por encerrar mais uma turma do curso, e tenho certeza que, utilizando os métodos ensinados é só uma questão de tempo para que todos possam estar empregados”, comenta o facilitador, Emerson Ferreira.
O programa abriu as inscrições para a próxima turma, que vão até quinta-feira, 6, e podem ser feitas no Banco do Povo, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, com a facilitadora, Michele T. Ramos. Os interessados devem estar munidos de RG, CPF, Comprovante de Endereço e estar desempregado.
O Time do Emprego, programa do Governo do Estado de São Paulo, de orientação profissional e reorientação de carreira, que tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho.
As aulas são ministradas no Centro de Treinamento Celso Charuri – Senai Unidade Rafard, para cerca de 20 alunos, que recebem orientações profissionais e participarão de atividades que ajudam a reconhecer suas habilidades e competências, além é claro, de elevar a autoestima.
A metodologia consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo.
“Os participantes de um Time do Emprego são levados a resgatar e elevar a autoestima, conhecerem a si mesmos, reconhecerem suas habilidades e competências, além de também serem incentivados a desenvolver o empreendedorismo”, explica a coordenadora do programa, Sandra Império.
“O que se aprende nos encontros é algo que se leva para a vida toda. Temos um papel social importantíssimo, atendemos os trabalhadores no momento que mais precisam de ajuda – quando estão desempregados, com baixa autoestima e fragilizados. Vamos ao encontro da população com alta vulnerabilidade social para que se reconheçam e descubram suas habilidades e potencial, mas longe de um viés assistencialista. O Programa Time do Emprego se propõe a solidarizar nestes momentos de transitoriedade para que conquistem um lugar no mundo e no mercado de trabalho, adquirindo conhecimentos e autoconfiança que os acompanharão muito além do universo profissional”, conclui.