O Projeto Teto & Afeto – Família Acolhedora de Capivari realizou no mês de abril a 3ª Capacitação de Famílias Acolhedoras.
No primeiro dia, a advogada Luana, de Piracicaba, descreveu os processos legais do acolhimento familiar e tirou dúvidas dos participantes. Famílias acolhedoras também marcaram presença, entre elas, uma de Rafard, que está acolhendo há oito meses e outra de Piracicaba que acolhe há três anos. Elas já realizaram oito acolhimentos. Na oportunidade, as famílias compartilharam experiências e vivências do cotidiano, onde toda a família participa do cuidado com a criança acolhida, assim como os vizinhos e a comunidade onde vivem.
O psicólogo Nivaldo, do CRAMI (Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância) de Piracicaba, ministrou a palestra do segundo dia, falando sobre os diversos tipos de violência doméstica e possíveis repercussões na vida das crianças e adolescentes.
No terceiro dia, o renomado pediatra de Capivari, Dr. Emerson, abordou as fases do desenvolvimento infantil e as doenças mais comuns em cada faixa etária. O encerramento foi realizado pela psicóloga Monize, que falou sobre “álbum de vida” e “apego e desapego”, um dos temas mais discutidos pela população normalmente.
Segundo a diretoria do Teto & Afeto, foi o momento em que as famílias puderam entender como é a partida e como deve ser trabalhado as questões que incomodam. “Às vezes deixamos de realizar o bem ao próximo por não ter o correto entendimento sobre o assunto”, explica.
Atualmente o serviço conta com cinco famílias acolhedoras, dispostas a fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes afastados de suas famílias biológicas, aguardando decisão judicial para saber se poderão retornar à suas famílias de origem ou se serão encaminhadas para adoção.
De acordo com a instituição, duas das famílias já estão acolhendo e outras três estão à disposição da justiça para prestar o serviço com extremo cuidado e amor.
“Gostaríamos de convidar toda a população para conhecer melhor o Projeto Teto & Afeto – Família Acolhedora de Capivari, e entender o objetivo do projeto e o que nós enquanto cidadãos podemos fazer para contribuir para o bem-estar de nossa sociedade, pois as crianças de hoje serão os adultos do amanhã”, convoca a diretoria.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (19) 2146-0194, 99153-3767, 99231-7302 ou 99212-6658. O atendimento ao público acontece de terça a sexta-feira, das 8:30 às 17h30, na rua Padre Haroldo, 314, Centro, Capivari.