23/10/2015
Temporal deixa bairros sem energia e causa pontos de alagamento
Diversos bairros de Capivari e o Jardim Ana, em Rafard, ficaram no escuro após a chuva de granizo que atingiu a região na noite de quarta-feira
RAFARD E CAPIVARI – Um temporal atingiu a região na noite de quarta-feira, 21. A chuva de granizo começou por volta das 21h e alagou um ponto da Rua Abolição, no Centro de Rafard. A água que não conseguiu escoar, porque os bueiros estavam entupidos, invadiu uma residência e uma confecção. Depois da tempestade, a Rua IV Centenário ficou tomada por lixo e entulho que estavam em frente as casas para serem recolhidos.
Diversos bairros de Capivari e o Jardim Ana, em Rafard, ficaram sem energia elétrica. Em alguns locais, o serviço só foi restabelecido às 7h de quinta-feira, 22. No Facebook, moradores responsabilizaram a Prefeitura pelos transtornos causados. “Se tivéssemos um prefeito que administrasse com integridade e valorização, talvez pudesse ter ‘chovido normalmente’”, escreveu o professor Josias da Silva.
Enquanto isso, os moradores das ruas Domingos Ruzza e Pedro Turatti, em Rafard, continuam inconformados com a falta de atitude da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista) em relação às constantes quedas de energia nesses locais. De acordo com eles, as interrupções no fornecimento do serviço têm ocorrido com frequência; com a tempestade, as vias ficaram no escuro por quase 12 horas.
No mês passado, a CPFL Paulista havia informado que já estavam programados investimentos para o sistema elétrico de Rafard, causador do problema, de acordo com a distribuidora. Na época, a empresa disse que em 45 dias seriam realizadas obras de melhorias na rede elétrica, as quais deveriam contribuir para a “sensível evolução no fornecimento aos clientes da cidade”. Já se passaram 23 dias e nada.
Na quarta-feira, uma atendente da CPFL Paulista informou ao proprietário do jornal O Semanário, Túlio Darros, que equipes já estão trabalhando para solucionar as deficiências constatadas no sistema elétrico da Rua Domingos Ruzza. Apesar disso, ela não soube passar um prazo para que tais melhorias aconteçam. De acordo com informações, na manhã de quinta-feira, a Prefeitura acionou um representante da companhia para uma reunião emergencial, a fim de resolver essa questão.