O temporal que caiu na região, na tarde da última terça-feira (7), causou estragos e assustou a população de Rafard e Capivari. Era esperado o acumulado de 15mm de chuva, no entanto, até às 18h10, choveu mais de 100mm. A chuva só cessou depois das 20h.
O rio e os córregos transbordaram em Capivari. A cabeceira da ponte do córrego Chiquinho Quadros foi levada com a enxurrada e camadas de asfalto levantaram com a tempestade.
Em Rafard, foram registradas quedas de árvores em diversos pontos. As equipes da Defesa Civil, Guarda Civil e Secretaria de Mobilidade Urbana foram mobilizadas nas ruas da cidade e em busca de caminhões para retirar as famílias ribeirinhas rapidamente de suas casas.
No mesmo dia, o prefeito de Capivari, Vitor Riccomini, decretou Estado de Emergência.
A última aferição divulgada pela Prefeitura de Capivari, às 11h15, indica que o rio está baixando. O nível estava em 2,34m.
Após o temporal, diversos pontos tiveram que ser interditados: Rua João Moretti (Moreto), rua Miguel Assad com a rua 09 de julho (Nova Aparecida), ponte da rua Regente Feijó com a rua Belmiro Guitti (Córrego Chiquinho Quadros – próx. ao Colégio EAC), rua Piracicaba (Bosque dos Pinheiros) e rua Antônio Pires com a rua João Vaz (Centro).
Até o momento, 6 famílias estão abrigadas no Ginásio de Esportes “Ronaldão”, totalizando 16 pessoas.