11/05/2015
Técnicos da Codasp visitam Rafard para viabilizar Programa Melhor Caminho
Equipe fez a medição das estradas rurais na quarta-feira, 29, acompanhada de autoridades municipais
RAFARD – Técnicos da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estiveram em Rafard na quarta-feira, 29, para fazer a medição das estradas rurais. O prefeito César Moreira (PMDB), o vice Carlos Roberto Bueno (PPS) e o chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, Márcio Jacob Hessel, acompanharam os profissionais.
As estradas visitadas foram as agraciadas pelo governo estadual. Após um pedido feito por Moreira a Geraldo Alckmin (PSDB), o governador anunciou, no último dia 25, a revitalização de cerca de cinco quilômetros de estradas rurais do município por meio do Programa Melhor Caminho.
Segundo a análise dos técnicos, as melhorias beneficiarão os bairros Barreirinho e Matão, próximo ao bairro Tezotto. Os locais receberão terraplanagem, raspagem do solo, quebra de barrancos, adequação do leito, sistema de drenagem (tubulação, terraços, bacias de capitação de águas pluviais e bigodes), facilitando a infiltração da água nos lençóis freáticos.
Os profissionais da Codasp, acompanhados das autoridades, fizeram vistoria e análise técnica do local da futura obra. Após o desfecho dessa etapa, a equipe desenvolverá um projeto técnico seguido de um orçamento da obra. Moreira explica que o programa é 100% custeado pelo Estado, e a Prefeitura entrará com contrapartida referente a alojamento e refeições dos funcionários da Codasp.
“Em breve daremos início a mais uma grande obra no município. Além dos recapes e tapa-buracos na zona urbana, também buscamos qualificar o acesso dos moradores das zonas rurais”, diz o prefeito. “Portanto, logo teremos estradas totalmente revitalizadas, garantindo uma melhoria na qualidade de vida e facilitando o escoamento da produção agrícola.”
Márcio Jacob Hessel ressaltou alguns benefícios com a execução da recuperação: “o Programa Melhor Caminho tem como base a preservação dos recursos naturais – especialmente água e solo –, reduzindo os efeitos dos processos erosivos e o assoreamento dos cursos d’água. Com isto, haverá uma significativa redução nos custos dos transportes e na manutenção das estradas rurais.”