Na manhã da última segunda-feira, 19, a Superintendência de Controle de Endemias de Campinas (SUCEN) esteve no bairro da Bomba, em Rafard, realizando a coleta de carrapatos para análise e controle das espécies.
O chefe da Vigilância Sanitária, Celso Cerezer, e o chefe do Meio Ambiente, Guilherme Pagotto, acompanharam todo o trabalho, que visa evitar doenças como, por exemplo, a febre maculosa.
Duas técnicas foram utilizadas para a captura dos hematófagos (animais ou parasitas que se alimentam de sangue): pano de arrasto e a técnica do gelo seco.
No caso do gelo seco, as armadilhas são flanelas cobertas de fitas adesivas dupla face. Sobre o pano são colocados 200 gramas de gelo seco que, ao liberar gás carbônico, transmite aos carrapatos a impressão de que o sistema é um animal. Os carrapatos ficam grudados nas fitas, ao subir na flanela. Após a captura, os animais são levados para estudo no laboratório que fica em Campinas.
Ainda no local, foram encontradas fezes de capivaras, um dos principais animais responsáveis pela transmissão do carrapato-estrela. Devido a isso, a Vigilância Sanitária irá colocar placas de alerta no local, além de orientar a população.