CapivariDestaques

Sicoob Cooplivre realiza campanha de doação de sangue com seus colaboradores e ‘salva 216 vidas’

Na última quarta-feira, 11 de setembro, o Sicoob Cooplivre reuniu seus colaboradores para uma campanha de doação de sangue realizada pela equipe do Hemocentro de Campinas na Unidade Administrativa do Sicoob Cooplivre, em Capivari.

Colaboradores de diversas cidades se deslocaram até a cidade de Capivari para participar da campanha que visava cooperar com o Hemocentro, que está com os estoques em estado de alerta. Foram 72 candidatos para a doação de sangue, 04 cadastros para doação de medula, 54 bolsas de sangue coletadas e 50 pessoas doando sangue pela primeira vez. Mais de 24 litros de sangue foram coletados e isso impacta em 216 vidas salvas.

“A nossa primeira campanha de doação de sangue, cooperar corre nas veias, veio para mostrar a força do cooperativismo. Agradeço aos nossos colaboradores que sempre estão se movimentando em prol da nossa comunidade, verdadeiros agentes de transformação”, afirmou o presidente do Sicoob Cooplivre, Arlindo Battaglin Júnior, que aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe do Hemocentro de Campinas que realizou a coleta.

Publicidade
Colaboradores do Sicoob Cooplivre contribuiram para abastecer o estoque de sangue da região
Colaboradores do Sicoob Cooplivre contribuiram para abastecer o estoque de sangue da região

 

Estoques em baixa

A situação dos estoques de sangue na região de Piracicaba e Campinas está crítica, exigindo uma mobilização urgente para doações. No Hemocentro da Unicamp, responsável por atender cerca de 95% dos pacientes do SUS na Região Metropolitana de Campinas, os estoques estão abaixo do necessário, com capacidade para atender à demanda hospitalar por alguns dias. Os tipos sanguíneos A e O positivo são os mais urgentes, devido ao alto fluxo de utilização.

Em Piracicaba, a situação também é preocupante, com a coleta de bolsas de sangue abaixo da meta estipulada, o que coloca os estoques em estado de alerta.

Essas unidades destacam a importância de doações regulares para garantir o atendimento de emergências, cirurgias e tratamentos contínuos, como os de pacientes oncológicos ou com doenças crônicas​.

Coleta das bolsas de sangue aconteceu em Capivari
Coleta das bolsas de sangue aconteceu em Capivari

Para doar sangue no Brasil, é necessário cumprir alguns critérios básicos. A idade permitida é entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis, e pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem realizado a primeira doação antes dessa idade. O doador deve pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde e não apresentar febre, gripe ou infecções. Além disso, é importante ter se alimentado bem, evitando alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação, e estar devidamente hidratado.

Outros critérios importantes incluem não estar grávida ou amamentando, não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, e não ser usuário de drogas injetáveis ilícitas. Pessoas que fizeram tatuagens ou piercings recentemente devem aguardar um ano para doar, exceto em casos de piercings na mucosa oral ou genital, que impedem a doação. O intervalo entre doações varia: homens podem doar a cada 2 meses, até 4 vezes por ano, enquanto mulheres podem doar a cada 3 meses, até 3 vezes anuais.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo