Série ‘Meu representante’: conheça o vereador da sua cidade
Marcelo Silva e José Eduardo Pacheco participam nesta edição
Os vereadores entrevistados desta edição são dois jovens, um de Rafard e outro de Capivari, que têm aspectos em comum. Os dois foram eleitos pela primeira vez e são filhos de ex-vereadores. Eles contam que cresceram assistindo as sessões de Câmara bem de perto.
Conheça a história de Marcelo Silva de Rafard, e de José Eduardo Pacheco de Capivari. O vereador de Mombuca, Paulo Celso dos Reis, conhecido como Coco, não retornou o contato da reportagem até o fechamento da edição.
Rafard
Marcelo da Silva, 32 anos, pai de duas filhas, está filiado ao Partido Progressista (PP). É seu primeiro mandato no Legislativo de Rafard, para o qual foi eleito com 202 votos.
Foi sua primeira experiência como candidato a vereador, mas o desejo de ocupar uma das cadeiras da vereança já existia desde criança, quando Marcelo acompanhava o pai, o ex-vereador rafardense Sidnei da Silva, em quase todas as sessões.
O vereador Marcelo é borracheiro e sempre residiu em Rafard. Há oito anos, ele é membro da Igreja Quadrangular na cidade, na qual já liderou projetos sociais, como a Corrente do Bem, que por três anos ajudou na recuperação de jovens dependentes químicos.
Atualmente, Marcelo é o líder da Cidadania dentro da Igreja Quadrangular, uma iniciativa que trata das questões políticas entre os membros da igreja. Ele acredita que ser eleito membro do Legislativo, é uma porta aberta para a representação dos munícipes evangélicos e também das demais denominações religiosas.
Como vereador, ele busca atuar nas indicações para melhoria no Serviço de Saúde e na Limpeza Pública. Para Marcelo, uma cidade limpa e com bom atendimento na Saúde é o básico, que o Poder Público tem a obrigação de oferecer aos moradores. As áreas de Educação e Moradia, também são defendidas pelo jovem vereador.
Capivari
José Eduardo Pacheco, 24 anos, solteiro, é filiado ao PL e é comerciante. Foi eleito já em sua primeira tentativa para vereador, com 411 votos. Sempre convivendo no meio político, ele é filho do ex-vereador, que também já foi vice-prefeito de Capivari, Júnior Pacheco.
Duas áreas que o vereador José Eduardo pretende atuar são Desenvolvimento e Geração de Emprego. Ele acredita que Capivari tem um grande potencial a ser explorado, e quer contribuir com este avanço no município.
Em sua opinião, o papel do vereador no Legislativo é o de fiscalizar as ações do Executivo e buscar emendas parlamentares para a vinda de recursos, além, de contribuir com projetos e sugestões de melhorias para toda a população.
Nos tempos atuais, José Eduardo afirma que a maior necessidade de Capivari é a atenção à Saúde, por conta da pandemia. Porém, ele reforça que o município precisa de atenção na geração de empregos, valorização do comércio e captação de novas empresas.