Rafard

Senai Rafard disponibilizará qualidade de ensino para o Pronatec

Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.
A principal novidade do Pronatec é a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação. Oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, esses cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o Senac e o Senai.
Há dois tipos de Bolsa-Formação: a Estudante e a Trabalhador. Na Bolsa-Formação Estudante, cursos técnicos com a partir de 800 horas serão destinados a alunos das redes públicas de ensino médio. Já a Bolsa-Formação Trabalhador oferecerá cursos de qualificação a pessoas em vulnerabilidade social e trabalhadores de diferentes perfis. Em ambos os casos, os beneficiários terão direito a cursos gratuitos e de qualidade, a alimentação, a transporte e a todos os materiais escolares necessários que possibilitarão a posterior inserção profissional dos beneficiários.
Na região, será oferecido o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária de 180 a 220 horas, o equivalente a 2 ou 3 meses de curso. O primeiro curso disponível é o de Assistente de Produção, e não tem limites de alunos e turmas. Outros cursos terão início conforme a formação das turmas. Todos podem se qualificar, pois os cursos são gratuitos.
O Senai Rafard disponibilizará a qualidade do ensino e as aulas serão ministradas na Escola “Laura Quagliato, em Capivari. As inscrições podem ser feitas no PAT, Tiro de Guerra, Promoção Social, Escolas Públicas ou até mesmo pelo site: vocenaindustria.com.br. Os cursos são destinados à pessoas com idade mínima de 16 anos, que residam em Rafard, Capivari e Mombuca.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo