Geral

Semana de Incentivo à Leitura

Nesta semana, a Prefeitura de Porto Feliz, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza a 4ª Semana de Incentivo à Leitura em todas as escolas do município. Diversas atividades estão sendo realizadas com o objetivo de aumentar o hábito da leitura e da escrita entre os alunos e a comunidade em geral.
Na EMEF Coronel Esmédio, no Centro, os alunos programaram visitas à Biblioteca Municipal e ao 1º Festival Literário de Porto Feliz, o Fliporto, promovido pelo Grupo Sarau na Casa com o apoio da Prefeitura Municipal. O festival tem por objetivo incentivar e valorizar a criação literária e promover a revelação de poetas porto-felicenses. De acordo com a direção da escola, as crianças também foram incentivadas a criar hábitos de leitura durante o recreio, além de reforçar outras atividades que são realizadas semanalmente na unidade.
A EMEF Vilma Fernandes Antônio, no Jardim Vante, organizou uma visita dos estudantes à Cidade dos Velhinhos. As crianças fizeram a leitura de contos do escritor Machado de Assis e conversaram com os idosos da entidade.
A EMEF Domingos de Marco, no Bepim, realizou saraus com o tema “Porto Feliz e a Literatura”, que contou com a participação dos escritores porto-felicenses Samantha Holtz, autora do romance “O Pássaro”, e Eduardo Juliano Bello, autor da obra infanto-juvenil “As Aventuras do Palhaço Sardinha”.
A Semana de Incentivo à Leitura foi criada pelo prefeito Cláudio Maffei (PT) em julho de 2008 através da Lei Municipal nº 4.609. Ela acontece sempre na semana próxima ao Dia Municipal do Livro, comemorado em 29 de outubro. O prefeito Maffei inclusive participou da Semana da Leitura deste ano. Na terça-feira, dia 23 de outubro, Maffei esteve na EMEF Vereador Carlos Roberto de Oliveira, na Água Branca, quando falou aos estudantes sobre seu livro de poesias “Palavras do Sertão” (lançado em 2011) e também sobre a importância e o prazer da leitura.

Premiações
Na próxima terça-feira, dia 30 de outubro, a Prefeitura fará a entrega do prêmio “Pedro José Moreau de Educação 2012”, que homenageia os profissionais que se destacaram da Educação em Porto Feliz durante o último ano. Anualmente, são premiados dois funcionários da rede de Educação – envolvendo as escolas públicas municipais e estaduais, além das unidades particulares. Os próprios trabalhadores das escolas elegem os vencedores. O prêmio foi criado através da Lei 4.658, de dezembro de 2008. O evento acontece no Espaço Cultural “Olair Coan” (Rua João Gastardelli, nº 38, bairro Água Branca), às 19h.
Na ocasião, serão premiados ainda os alunos vencedores da fase municipal da das Olimpíadas de Língua Portuguesa em quatro categorias: Poema, Memórias Literárias, Artigos de Opinião e Crônica. Os textos vencedores seguirão para a fase estadual da competição.
Além disso, também serão homenageados os alunos vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que conquistaram 44 medalhas para Porto Feliz, entre ouros, pratas e bronzes, e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), na qual a cidade conquistou uma prata e um bronze.

Publicidade

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo