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Sedex dos Correios: serviço prestado pela metade em Rafard

Mercadorias devem ser retiradas no balcão da empresa; Sedex não entrega em nenhuma casa da cidade

RAFARD – “Entrega no endereço do destinatário em todos os municípios brasileiros”. Assim é oferecido o serviço de Sedex dos Correios, que se autointitula de abrangência nacional. Em Rafard, essa não é a realidade na prestação do serviço.

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Na última semana, o locutor e radialista Francisco Antonio Marques levantou uma importante questão durante seu programa, apresentado todas as manhãs na Rádio R FM. Após ser comunicado que deveria comparecer à agência dos Correios para retirar um Sedex, enviado por uma amiga da cidade vizinha, Capivari, questionou a funcionalidade do serviço, afinal, “se a pessoa contrata o Sedex, o mesmo deve ser entregue no endereço do destinatário”, critica.

Após o comentário, diversas pessoas se pronunciaram sobre a questão confirmando a hipótese de que os Correios de Rafard não entregam as encomendas em seus devidos destinatários, os quais recebem um comunicado para retirá-los no balcão da empresa. A justificativa dos colaboradores, segundo os reclamantes, é de que existem bairros na cidade que não estão no cadastro dos Correios e que não há veículos para realizar as entregas.

Questionada pela reportagem da Rádio R FM, no primeiro momento a Assessoria de Comunicação da Diretoria Regional São Paulo Interior dos Correios solicitou informações especificando os bairros (ou ruas) da cidade que não estão recebendo o serviço de entrega de Sedex. Como toda a cidade não recebe a prestação do serviço de maneira correta, a reportagem enviou o mapa de Rafard.

Em nota oficial, a empresa respondeu que “até que a distribuição domiciliária de Sedex seja implantada na cidade de Rafard, os Correios disponibilizam as encomendas para retirada, pelo destinatário, na agência dos Correios (AC Rafard), localizada na Rua Mauricio Allain, 122, Centro, conforme especificado no aviso de chegada encaminhado ao destinatário. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A empresa já está estudando as providências necessárias para que a distribuição domiciliária desse serviço ocorra na cidade.”

Na página oficial dos Correios, a empresa descreve o serviço como sendo de abrangência nacional, e que o Sedex possui entrega domiciliar, em dias úteis, de segunda a sexta, em todos os municípios do Brasil. Apenas a entrega da encomenda em área rural ou de risco, segundo eles, é realizada exclusivamente na agência dos Correios mais próxima do endereço do destinatário, bem como após três tentativas de entrega em dias úteis seguidos, sendo a primeira na mesma data de chegada à unidade de distribuição. “Sendo impossível a entrega devido à casa fechada ou ausência de pessoa civilmente capaz, a encomenda ficará disponível para entrega na agência mais próxima do endereço do destinatário, durante sete dias corridos, após será devolvida ao remetente. A entrega no balcão da unidade postal é feita apenas ao próprio destinatário, ou a pessoa por ele autorizada, no campo apropriado do aviso de chegada deixado pelo carteiro”.

Segundo o Procon de Capivari, quem compra um serviço que não é cumprido tem direito a reaver o valor sem qualquer prejuízo. O Código de Proteção e Defesa do Consumidor deixa claro, no artigo 31, que “a oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.”

De acordo com o Procon, os clientes que se sentirem lesados podem fazer a denúncia munidos dos comprovantes da contratação do serviço, na Rua Barão do Rio Branco, 361 – Centro, em Capivari, ou até mesmo levar ao conhecimento do Ministério Público.

Os Correios também estão à disposição da população pela Central de Atendimento dos Correios (CAC), cujo atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, por meio do telefone: 0800-725-0100 – válido em todo o território nacional para solicitar informações sobre objetos registrados, reclamações, sugestões e elogios.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

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