A partir do mês de outubro, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida iniciará o cadastro das pessoas com deficiência de Capivari.
O objetivo é de conhecer esse público, saber quem são, quais suas deficiências e onde residem, para melhor atender às suas necessidades.
As informações serão recolhidas inicialmente de forma presencial na Secretaria através de agendamento e armazenadas na plataforma de dados chamada de “Cadastro PCD”. Outra opção é o telefone e WhatsApp (19) 3491-1314 ou (19) 2146-1525.
O “Cadastro PCD” contribuí para a tomada de decisão dos gestores na definição das políticas públicas e programas municipais voltadas à inclusão plena das pessoas com deficiência, além de ser um instrumento de monitoramento da garantia dos direitos desse público.
A plataforma é uma estratégia que tem acordo com uma das recomendações do Relatório Mundial sobre a Deficiência, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2011. O documento destacava a importância de uma consolidação de base de dados sobre o segmento das pessoas com deficiência aos governos, como uma forma de enfrentamento às barreiras incapacitantes.
“Esse projeto é um sonho antigo e um desejo desta gestão desde o início de nossos trabalhos.
Com essa plataforma de dados, acreditamos que será possível armazenar todas as informações de que precisamos sobre as pessoas com deficiência do município.
Assim, saberemos ao certo quem são essas pessoas, as suas deficiências e em que área residem para podermos traçar os programas e políticas e melhor atendê-los nas suas necessidades”, afirma Manuela Maschietto Gonçalves Albini, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.