Secretaria de Saúde organiza ações em alusão do Dia da Luta Antimanicomial até o fim do mês de maio
No dia 18 de maio, é celebrado nacionalmente o Dia da Luta Antimanicomial, campanha idealizada através de uma reivindicação antiga dos profissionais da Saúde para que pessoas com sofrimento mental não sejam isoladas da sociedade.
Pensando nisso, a Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde, vai organizar uma série de ações em alusão a campanha até o final do mês de maio sobre o tema.
As diferentes unidades da Secretaria de Saúde vão se mobilizar em ações diferentes; o Ambulatório de Saúde Mental organizará palestras em escolas do Ensino Fundamental II, a fim de sensibilizar os adolescentes sobre o assunto, tendo como principais tópicos o sofrimento na vida e a importância de superar as barreiras do preconceito.
Ministradas pela psicóloga Silmara Tanabe, do Ambulatório de Saúde Mental, as palestras vão acontecer nas escolas municipais Augusto Castanho, nos dias 17 e 19 de maio, e Laura Quagliato Pacheco, nos dias 24 e 26 de maio, às 08h e às 13h.
Além disso, a unidade ainda organiza no dia 18 um grupo contanto com pais e crianças que frequentam o Ambulatório de Saúde Mental, estimulando a brincadeira com observação dos profissionais. No dia 25 de maio, uma roda de conversa também será disponibilizada ao mesmo público, no mesmo local, contando com a presença da terapeuta ocupacional, Terezinha Aroca, do Caps II “Reviver”.
O Caps II “Reviver”, por sua vez, também vai organizar ações em alusão a Luta Antimanicomial. No dia 18 de maio, a unidade situada na rua Sinharinha Frota, 290, centro, estará de portas abertas para que a população possa visitar o local e entender mais do trabalho desempenhado pelos profissionais.
As visitas estarão disponíveis das 09h às 11h e das 13h às 16h, contando também com jogos e sessão de cinema.
Já o Caps AD “Renascer”, organiza uma feira de artesanato na Praça Central neste dia 19, a partir das 08h, com objetos confeccionados pelas pessoas que frequentam a unidade. Durante o evento, acontecerá também uma oda de conversa, além de atividades laborais e recitação de poemas, como também aferição de pressão arterial e controle de glicemia.
Durante todo o mês a Secretaria de Saúde divulgará mais informações sobre o tema e a campanha. Em caso de dúvidas, a pasta atende através do telefone 3492-8200.