Durante a segunda metade do mês de setembro, a Secretaria da Saúde de Capivari organizou uma busca ativa em residências da cidade, na procura de pacientes sintomáticos respiratórios, ou seja, pessoas que estavam com tosse persistente há mais de duas semanas, mas que não procuraram atendimento médico, por acreditar se tratar de gripe, ou algo semelhante. A busca indicou 56 pacientes à fazerem o exame de Baciloscopia, com três sendo diagnosticados com tuberculose pulmonar.
O exame Baciloscópico do escarro é o método mais importante, tanto para o diagnóstico, como para o controle e tratamento da doença.
Tendo em vista que o intuito da ação foi diagnosticar precocemente casos de tuberculose, é possível afirmar que a campanha ajudou os pacientes no tratamento de sua condição, antes de que tivessem o seus quadros clínicos agravados.
O tratamento da doença é feito através de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses; todos os medicamentos necessários para combate à tuberculose são oferecidos gratuitamente pelo sistema de Saúde.
Para mais informações sobre esse assunto, a Vigilância Epidemiológica atende presencialmente na avenida do Carmo, 60, bairro Vila Cardoso, ou então pelo telefone (19) 3492-7326, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.