A Secretaria de Saúde de Capivari divulgou nesta semana uma série de recomendações sobre a vacina contra a Febre Amarela e os casos específicos em que ela é recomendada, visando aumentar a ciência da população sobre os riscos que a doença oferece ao corpo humano. É importante destacar que o imunizante está disponível em todos os postos de saúde da cidade.
De acordo com a pasta, os casos mais indicados para que o paciente tome a vacina, são as vésperas de uma viagem para locais de risco de infecção como regiões rurais ou de mata. Moradores de áreas desse tipo também são indicados a tomar a vacina, que protege o paciente por 10 anos antes da necessidade de um reforço.
A Febre Amarela é uma enfermidade transmitida de duas formas sendo elas a urbana, quando é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti; ou silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe.
O mosquito Aedes Aegypti é o mesmo responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A Febre Amarela desenvolve diversos sintomas e quando não tratada a tempo pode causar a morte.
Entre os indícios que caracterizam a manifestação da doença temos a febre intensa, dores de cabeça, diarreia, convulsões, hemorragias e uma coloração amarelada na pele. A melhor forma de não contrair a doença é através da prevenção, assim as pessoas não podem proporcionar condições para que o mosquito se reproduza, e prolifere tanto a Febre Amarela quanto outras arboviroses.
Em caso de dúvidas, a Vigilância Epidemiológica está disponível para atendimento na avenida do Carmo, 60, bairro vila Cardoso, ou então através do telefone (19) 3492-7326. A sala de vacinas do Posto Central também está disponível para esclarecimentos.