Nesta sexta-feira, dia 16, a Secretaria de Saúde, através do “CAPS AD”, divulgou informações a respeito de substâncias naturais e sintéticas, que são popularmente conhecidas como “Drogas”.
A pasta inicia o comunicado explicando a diferença das substâncias lícitas para as ilícitas, onde as lícitas são cigarros, bebidas alcoólicas e medicamentos enquanto as ilícitas são entorpecentes tais como maconha, cocaína e ecstasy.
De acordo com a pasta, as drogas podem ser classificadas como depressivas, estimulantes ou perturbadoras no sistema nervoso central, podendo prejudicar outros órgãos e possivelmente comprometendo todo o organismo, levando a doenças cardiovasculares, respiratórias, doenças no fígado, comprometimento neurológico e transtornos psiquiátricos como depressão, ansiedade.
Após o uso excessivo de uma determinada substância, o organismo desenvolve um conjunto de ocorrências fisiológicas, emocionais e comportamentais que consistem em uma dependência química.
Esse tipo de dependência pode levar a crises de abstinência, onde o paciente apresenta sinais e sintomas tais como desconforto psíquico, irritação, angústia, depressão, agitação e alucinações.
Conforme a Lei 10.216 da reforma psiquiátrica, o CAPS AD foi criado com o objetivo de oferecer tratamento ao dependente químico, com uma equipe multidisciplinar que busca preservar a cidadania e dignidade, além de inserir o indivíduo à sociedade.
O CAPS AD está localizado na Rua Barão do rio Branco, 43, centro. Mais informações estão disponíveis através do telefone (19) 3492-5626, com horário de atendimento das 07h às 17h.