28/09/2017
Secretaria de Meio Ambiente busca conscientizar população para uso correto do PEV
MONTE MOR | Conscientizar a população para que utilize corretamente os Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis (PEVs). Este é o desafio da Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.
Instalados desde o ano passado em pontos estratégicos do município (Centro, Nova Alvorada e Paulista), os três PEVs conquistados por meio de parceria com o Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares) vem registrando atos de vandalismo e mal uso por parte da comunidade.
Diariamente é possível encontrar resíduos descartados incorretamente em frente ao contêiner, resíduos domiciliares, sofás, madeira, restos de construção civil e outros materiais não recicláveis. “Infelizmente estamos constatando o mal isso dos Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis e isso, além de prejudicar a destinação correta de materiais acaba deixando um ambiente desagradável, ainda mais porque mesmo tendo coleta regular de lixo domiciliar algumas pessoas jogam indiscriminadamente em frente ao contêiner. Um completo absurdo e que esperamos reverter isso com conscientização”, destacou o secretário municipal de meio ambiente Miguel Padilha.
Para descartar corretamente um sofá, por exemplo, o secretário informou que basta apenas uma ligação, para o Meio Ambiente, para agendar a retirada. “É importante deixar claro que é expressamente proibido descartar sofás em locais inadequados. Para isso, o morador de Monte Mor pode contar com o apoio da Prefeitura. Basta ligar para o número (19) 3889-1455 e agendar. Nossos colaboradores vão até a casa e retiram sem causar danos ao meio ambiente e para a sociedade”, destacou o secretário.
Outros materiais, como eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas, baterias, computadores, por exemplo, podem ser encaminhados para a Secretaria. “Qualquer resíduo eletroeletrônico deve ser encaminhado para a nossa secretaria, onde daremos uma destinação correta”, afirmou Padilha.
Em relação a restos de construção civil, com até 50 quilos, os resíduos devem ser embalados para que a Secretaria de Obras possa retirar de forma adequada. Acima de 50 quilos o morador deve contratar o serviço de caçamba.
Mais conscientização
Uma das ferramentas que a Prefeitura buscará a conscientização e a sensibilização da população para o descarte correto nos Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis (PEVs) será a veiculação de painéis educativos sobre o tema, além do uso de redes sociais. “O prefeito Thiago Assis, ciente do problema, já determinou a elaboração de uma campanha de conscientização junto à população. A divulgação é a melhor maneira de se buscar o uso adequado dos PEVs e acredito que teremos um bom resultado a longo prazo”, finalizou Padilha.