Capivari

Secretaria de Desenvolvimento Social realiza campanha de conscientização contra esmola em Capivari

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Capivari realiza neste mês de junho, uma grande campanha de conscientização tratando de um tema de grande importância para a sociedade. A “Campanha Contra a Esmola” visa alertar acerca dos malefícios da distribuição de esmola para pessoas em situação de rua e principalmente do encaminhamento correto para este tipo de ocasião.

Com o tema “Não dê Esmola, Dê Oportunidade”, a campanha busca alertar a população de que no geral, o dinheiro deste tipo de colaboração ajuda a manter pessoas em situação de rua na mendicância.

De acordo com Luciana Amaral, Secretária de Desenvolvimento Social, a Campanha Contra a Esmola é uma forma de construir com o usuário novos rumos da sua história, efetivando mudanças no seu contexto de vida.

Publicidade
Imagem: Divulgação

“É importante frisar que a campanha não defende o fim da ajuda e sim oferece uma opção mais digna, justa e humana, apontando os prejuízos da ajuda em dinheiro para quem está em situação de rua, financiando a compra de bebidas alcoólicas e outras drogas”, explica.

Ainda segundo a secretária, a maneira correta de auxiliar é encaminhar para o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), onde a equipe Novos Rumos está disponível para realizar o acolhimento através de ações como Higiene pessoal (banho); Café da manhã; Passagens de ônibus para retornar à família; Abordagens sociais nas ruas; Abordagens conjuntas com os CAPS AD, CAPS II, Resgate; Atendimento individual; Atendimento em grupo; Atendimento com os familiares; Visitas domiciliares à família; Orientação sobre os direitos e deveres dos usuários e de seus familiares; Acompanhamento personalizado e continuado; Articulação com a rede intersetorial; Reinserção na família e na comunidade; Encaminhamento ao CAPS AD para tratamento da dependência química; Encaminhamento ao CAPS Il para tratamento dos transtornos mentais; Elaboração de relatórios sociais para a Saúde, Ministério Público etc; Luta contra as desigualdades sociais e fortalecimento da dignidade humana.

No dia 25 de junho, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizará uma mobilização na Praça Central de Capivari, onde os técnicos dos serviços da pasta estarão disponíveis para trazer orientações a respeito do tema para toda a população.

Encaminhamentos envolvendo jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência devem ser realizados ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Fernando de Barros, 176, centro.

Os telefones são: (19)3492-5805 ou (19)3491-3088. A Secretaria de Desenvolvimento Social fica localizada na rua Barão do Rio Branco, 361, no Centro. O horário de funcionamento é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Os telefones são (19) 3492-7184 e (19) 3492-7144.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo