Capivari

Secretaria da Segurança Pública promove “Capacitação sobre ocorrências envolvendo agressor ativo” para pais da EMEIEF Professora Lenita de Camargo Penteado Figueiredo

O secretário da Segurança Pública de Capivari, Mauro Júnior, ministrou uma aula de capacitação para pais dos alunos da EMEIEF Professora Lenita de Camargo Penteado Figueiredo, no Auditório Luiz Fernando Carvalho Leite, localizado na Secretaria da Educação.

Além do secretário, que também é policial e professor da Academia de Polícia do Estado de São Paulo (ACADEPOL), participaram do evento, o secretário da Educação, José Lucas de Moraes, e a diretora e coordenadora pedagógica da escola, Ariane Baena Checa Guedes.

A palestra, de acordo com o secretário, é uma forma de apresentar aos pais a estrutura da Segurança Pública de Capivari, um modelo de sucesso para outras cidades no Brasil, os protocolos de segurança nas escolas e, por consequência, tranquilizá-los com informações a respeito de normas e ações em caso de emergências nas unidades escolares.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

“No primeiro semestre de 2023, tivemos mais casos de violência em escolas do que em todo o ano passado. É um assunto incômodo, mas é preciso que todos estejam atentos a procedimentos e ações como reagir durante esse tipo de evento. Eles devem seguir o protocolo utilizado no mundo todo com o objetivo de preservar vidas”. explicou Mauro Júnior.

Botão do pânico

Os pais e responsáveis também tomaram conhecimento de como funciona o Botão do Pânico, equipamento de segurança que interliga as 43 instituições de ensino de Capivari à Guarda Civil. Ao utilizar o equipamento, as viaturas da corporação são imediatamente acionadas para o local exato da ação.

“Os alertas entram nos computadores embarcados das viaturas em tempo real. Desta forma, as viaturas mais próximas já chegam no local através da localização via GPS”, afirmou Mauro Júnior, deixando claro aos presentes que o Botão do Pânico só deve ser utilizado em casos extremos.

Treinamento

O Secretário também esclarece que desde o início de 2022, vem capacitando os agentes da Guarda Civil para este tipo de evento.

A Guarda Civil de Capivari atende pelo 153, 24h por dia, sete dias por semana.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?