14/09/2015
Sebrae-SP promove Semana do Comércio Varejista para estimular as vendas neste cenário de crise
O comércio paulista enfrenta grandes desafios diante da queda do nível de emprego e renda, aumento da inflação e alta dos juros, que derrubaram o faturamento dos pequenos negócios do setor em 12,2% no primeiro semestre e esfriaram o ânimo em investir e contratar. Para enfrentar este cenário, de 14 (segunda-feira) a 18 de setembro o Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba participa da Semana do Comércio Varejista – uma grande ação de orientação em todo o Estado, envolvendo 37 produtos Sebrae para melhorar gestão e vendas, sendo sete soluções destinadas à inovação do segmento.
A programação conta com palestras e oficina na área de marketing e um curso sobre franquia. Para participar, as inscrições podem ser feitas pelo (19) 3434-0600, e-mail [email protected] ou, pessoalmente, na Avenida Rui Barbosa, 132, na Vila Rezende, em Piracicaba.
Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, comenta sobre o evento: “A crise é cíclica, mas para se manter no mercado é preciso inovar com ideias atrativas aos clientes. Muitas vezes, o desespero com as perdas não permite que o empresário encontre saídas, levando, inclusive, ao fechamento de um empreendimento conquistado com muita luta. Para evitar esta triste decisão, o Sebrae-SP oferece vários tipos de soluções e estará aberto durante a Semana do Comércio Varejista para ajudar na motivação de equipes, controles financeiros, mídias sociais, organização entre outros assuntos. Esta é mais uma oportunidade para aumentar as vendas e espantar a crise”.
Programação
Em “Loja organizada vende mais” conheça dicas práticas para deixar seu comércio organizado e atrativo, contemplando fachada, vitrine e layout do mobiliário. Gratuita e marcada para o dia 14, das 19h às 22h, a palestra apresentará os principais pontos para atrair, fazer o cliente ficar mais tempo na loja e comprar.
No dia 15, das 19h às 21h, a palestra, também gratuita, “Controle seu estoque e não perca dinheiro” sensibilizará os empresários sobre a importância de administrarem os estoques como fator de lucro e orientará acerca do uso de ferramentas e práticas que levam a otimização do manuseio e armazenamento de materiais.
Aproveite as redes sociais existentes para atingir seu público-alvo e apresente sua empresa ao mundo eletrônico. Para aprender como fazer participe da oficina “Marketing digital para vestuário – um novo canal para promover suas vendas e sua marca”. A atividade será no dia 16, das 9h às 18h. O investimento é de R$ 160,00.
O dia 17 de setembro reserva dois períodos aos empresários do setor varejista: das 9h às 18h, quem deseja abrir seu próprio negócio terá uma oportunidade única na cidade. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba promoverão o curso “Entendendo Franchising”. O objetivo é capacitar potenciais franqueados e franqueadores num dos mercados que mais cresce no Brasil. Com preço popular de R$ 50,00, o curso tem vagas limitadas. Das 19h às 21h, a palestra “Organize o caixa da sua empresa e não perca dinheiro” vai abordar como manter a saúde financeira do seu negócio. Não há custo para a inscrição.
“Aumente suas vendas” realizando promoções de forma planejada, frequente e organizada faz parte do conteúdo da palestra (gratuita) no dia 18, das 14h às 16h, também no ER Piracicaba, para encerrar a agenda da Semana do Comércio Varejista.
Números
No Estado de São Paulo existem mais de 870 mil micro e pequenas empresas do comércio, o que representa 39% do universo total de MPEs. Por segmento de atividade, destacam-se varejo do vestuário (10,6%), varejo de materiais de construção (6,9%), comércio de autopeças (5,9%), minimercados e mercearias (4,8%), manutenção e reparação de veículos (3,7%), padarias e varejo de laticínios e doces (3,0%).
“O pequeno varejo é fundamental para geração de emprego e renda, e sofre com o desaquecimento da economia e das vendas no mercado doméstico. A Semana será uma experiência piloto, concentrando atividades voltadas especificamente ao apoio a esse segmento no estado de São Paulo, com ações integradas que se replicarão em todos os 33 escritórios regionais do Sebrae-SP”, explica o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Movimento estimula compras do pequeno negócio
O Sebrae lançou em todo o Brasil o Movimento Compre do Pequeno Negócio. A intenção é estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A iniciativa pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia, já que as micro e pequenas empresas são mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do PIB no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas. A ação inclui o hotsite www.compredopequeno.com.br que enumera cinco razões para comprar dessas empresas. Em 05 de outubro, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o Sebrae realizará o “Dia D” com grandes ações em todo o País para estimular os pequenos negócios.